UOL EleiçõesUOL Eleições

19/07/2006 - 19h33

Serra venceria no primeiro turno, diz Datafolha

Da Redação
Em São Paulo

Mastrangelo Reino/FI - 18.jul06

Ex-prefeito mantém favoritismo

Ex-prefeito mantém favoritismo

O candidato do PSDB ao governo, José Serra, seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19/07) pelo SP/TV, da Rede Globo. O ex-prefeito da capital soma 48% das intenções de votos, enquanto todos os seus adversários juntos chegam a 29 pontos percentuais.

Depois do tucano, aparecem o candidato Aloizio Mercadante, do PT, com 15% da intenção de votos, Orestes Quércia (PMDB), com 11%, Carlos Apolinário (PDT) com 2% e Anaí Caproni (PCO), com 1%. Os outros candidatos não atingiram 1%. Eleitores indecisos representam 11% do eleitorado. Os que pretendem anular o voto ou votar em brtanco são 10%.

O Datafolha também simulou o segundo turno da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Serra venceria Mercadante por 61% a 26%. O tucano também bateria Quércia com folga: 61% a 23%.

Apesar de a pesquisa indicar a vitória do tucano no primeiro turno, sua vantagem sobre os adversários vem diminuindo. No levantamento realizado em maio, Serra aparecia com 52%, Mercadante com 15% e Quércia, com 9%.

Os números indicavam uma vantagem de 37 pontos percentuais do ex-prefeito sobre o segundo colocado e de 42 sobre o terceiro. Agora, a vantagem de Serra sobre Mercadante recuou para 33 pontos e, sobre Quércia, 37 pontos.

O instituto entrevistou 1.910 pessoas em 56 municípios entre os dias 17 e 18 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de SP com o número 2751/2006.


Leia também:

Serra deve cair com o horário eleitoral, diz Aloizio Mercadante

Cresce a possibilidade de segundo turno na eleição presidencial