UOL EleiçõesUOL Eleições

04/09/2006 - 11h35

Leia a íntegra do bate-papo com Vladimir Palmeira, candidato do PT no Rio

Da Redação
Em São Paulo
Vladimir Palmeira, candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro, participou nesta segunda-feira (4/9) de um bate-papo com internautas do UOL. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes
digitaram suas perguntas e respostas.

(10:09:47) Moderador/UOL: Candidato, bem-vindo! O sr. está no PT desde a fundação, foi deputado constituinte, participou de várias eleições. Desta vez, que impressões o sr. tem recolhido junto à população sobre o governo federal?

(10:09:53) vladimir palmeira: Olá! bom dia!

(10:10:19) vladimir palmeira: Um grande apoio.

(10:11:22) Moderador/UOL: Qual a sua avaliação do governo de Rosinha?

(10:11:37) vladimir palmeira: Uma desgraça!

(10:11:49) Taffarel: o que o sr. esta achando da militancia nessa campanha?

(10:12:18) vladimir palmeira: Está ótima! Presente sempre em todas as atividades.

(10:12:37) Moderador/UOL: O PT sempre contou com a militância. Ela anda um pouco encabulada, não? Se o Lula precisar de militantes na reta final, eles aparecem?

(10:13:28) vladimir palmeira: Ao contrário. No RJ a militância está sempre presente.

(10:13:33) carola: gostaria de saber as suas propostas para a área da segurança.

(10:14:41) vladimir palmeira: A primeira questão é o diagnóstico. O principal problema da segurança no RJ é a questão dos contra governos que mandam nas favelas e nos bairros pobres do RJ.

(10:15:07) Lulla: Candidato, o que você achou do apoio declarado do presidente da República ao seu adversário Marcelo Crivella?

(10:18:11) Lulla: Quem o senhor apoiaria num eventual segundo turno? O Crivella mesmo?

(10:18:31) vladimir palmeira: Continuando: A política do Governo Garotinho é um fracasso: invadir as favelas com centenas de PMs e com o famigerado caveirão. Morre muita gente e o crime continua dominando. Minha política é desmontar essas quadrilhas prender os seus membros, através do uso de uma polícia de investigação. Desmontadas as quadrilhas faremos a ocupação social das favelas e dos bairros pobres. Cuidado da educação, da saúde, da cultura e do esporte. Onde não haja associações representativas, elegeremos representantes da comunidade para dialogar. Com isso tudo, uma nova situação vai se instalar e nenhuma quadrilha de fora vai pensar sequer em invadir os bairros coupados socialmente.

(10:20:10) vladimir palmeira: Entendo perfeitamente o apoio de Lula a Crivela. Lula tem dois palanques no RJ. Não poderia recusar o apoio do bispo. Quanto ao segundo turno, você deve apoiar ao Crivela quem ele vai apoiar: Se a mim ou ao Sérgio Cabral.

(10:20:35) valdir: vladimir voce acha que o governo LULA descaracterizou o PT

(10:20:52) vladimir palmeira: Não.

(10:21:08) Moderador/UOL: O que fizeram os recentes governos no Rio para retirar poder dos "contragovernos" que mandam nas favelas? Fizeram algo?

(10:22:06) vladimir palmeira: É difícil dizer. No conjunto ocupavam as favelas com a Polícia Militar. Mas essas ações nunca resolveram nada.

(10:22:13) expt: e possivel governar um estdo como o rj cumprindo os acordos q preveem pagamento de divida interna

(10:22:46) vladimir palmeira: É possível sim governar o RJ.

(10:22:52) Imparcial: candidato, quais são as empresas que lhe ajudaram com verba para essa eleição?

(10:23:37) vladimir palmeira: Não sei. Teria que perguntar ao meu tesoureiro. Mas esses dados todos estarão disponíveis no Tribunal Regional Eleitoral.

(10:23:46) eu voto nulo: o sr. é contra policial??

(10:24:02) vladimir palmeira: Não.

(10:24:16) eu voto nulo: acabar com o caveirão é por o policial diretamento no confronto com os marginais, que em muitas vezes estão em número superior

(10:24:58) Paulo Silva: Candidato Vladimir Palmeira. O Sérgio Cabral é uma espécie de continuísmo dos governos Rosinha e Garotinho? O que o senhor diz dele?

(10:25:27) vladimir palmeira: De maneira nehuma. Não será a PM que enfrentará as quadrilhas e desmontá-las. Mas a Polícia Civil que quando for prender os bandidos estará em superioridade numérica.

(10:25:55) vladimir palmeira: Ele é o Garotinho envergonhado...

(10:26:04) valdir: como voce ve o governo LULA

(10:26:28) vladimir palmeira: O maior governo desde Getulio Vargas. E sem ditadura!

(10:26:48) Adam Snith: Candidato, o seu perfil não está mais próximo do candidato do PSOL que da coligação preferêncial do Lula no Rio, Marcelo Crivela?

(10:27:56) vladimir palmeira: Minha coligação é com o PCdoB em com o PSB, partidos que, juntamente com o PT, estão com o Governo Lula. Não tenho nada a ver com o bispo Crivela.

(10:28:09) Badger: O PT ainda é esquerda? O que é ser esquerda hoje?

(10:28:50) vladimir palmeira: Ser de esquerda é defender os oprimidos e apoiar a luta dos oprimidos. O PT, portanto, é de esquerda.

(10:29:11) RJZS: É verdade que o sr. ganhou 5 milhões na Loto e doou para o PT?

(10:30:04) vladimir palmeira: Não. Eu ganhei o equivalente a um milhão de dólares e doei US$ 100 mil para o PT. O dízimo.

(10:30:21) MENSALÃO INÁCIO: O QUE VOCÊ ACHA DE UM PRESIDENTE QUE NÃO SABE NADINHA DE NADA QUE PASSA DEBAIXO DO SEU NARIZ?

(10:31:02) vladimir palmeira: Não sabe nadinha de nada?! Acho um bobo, mas se você pensa atingir Lula está errado.

(10:31:16) edu: quai sao os planos do senhor para a educação do nosso estado

(10:31:18) Rodrigo: Vladimir, quais as propostas para a educação?

(10:32:50) vladimir palmeira: O problema da Educação é um problema, sobretudo, de qualidade de ensino. Nós vamos investir nos professores, aumentando salários e contratando mais gente para sustentar o horário integral. Vamos também democratizar as escolas, tanto para os trabalhadores da educação e estudantes, quanto para as comunidades.

(10:33:24) Moderador/UOL: Candidato, o sr. foi retirado de candidaturas petistas no Rio por ação da cúpula partidária, de José Dirceu, no caso. Qual a sua relação hoje com Dirceu?

(10:34:50) vladimir palmeira: Primeiro, José Dirceu era um dos integrantes da cúpula partidária, somente. E a intervenção foi aprovada num encontro nacional. Me dou muito bem com o José Dirceu. Era meu amigo e continua sendo.

(10:35:08) Pablo: Bom dia Vladimir!

(10:35:10) Luis Eduardo: gcolor="#FFEDC8"> (10:35:10) Luis Eduardo fala paraSr Vladimir, caso eleito o que fará de pronto para atenuar os efeitos do desgoverno César Maia?

(10:36:05) vladimir palmeira: Não tenho poderes para intevir no município do RJ. Cesar Maia terá que ser julgado pelos eleitores.

(10:36:28) Carlos: Vladimir. Qual sua proposta para solucionar a sáude pública?

(10:39:31) vladimir palmeira: O Governo do Estado não pode, sozinho, solucionar as questões de saúde pública. Sua função é coordenar o SUS no Estado. Exercerei esta função e trarei de fazer parcerias com os municípios para descentralizar os serviços de saúde, com a disseminação de postos e implantação da medicina de família. Quanto a rede estadual hospitalar, farei uma reforma geral na gestão, inclusive tazendo a participação dos trabalhadores e dos usuários na gestão. Além disso, terei de melhorar as condições materiais dos trabalhadores da saúde.

(10:39:47) Elso: Vladimir seria exagero compararmos alguns momentos da sistamática divulgação, principalmente pela Revista Veja e a Folha de São Paulo, com entrevista e reportagem muitas vezes sem com depoimentos mentiros uma tentetiva de golpe, como aconteceu em 1964.

(10:40:15) vladimir palmeira: Não creio.

(10:40:43) Carlos: Candidata, tenho pensado seriamente em anular todos os meus votos, tenho assistido ao horário eleitoral, mas não consigo distinguir os bons dos maus candidatos. Como você pretende conquistar o eleitor e comprovar que fará diferente dos demais?

(10:44:06) vladimir palmeira: Farei um campanha sincera. Já denunciei os que querem resolver os problemas do RJ com mágica e com truques. Há problemas que o Governo do Estado pode resolver sozinho. Há outros que só pode resolver com o apoio do Governo Federal. Tenho tratado de uns e de outros, mas freqüentemente fica difícil distinguir os candidatos porque os adversários vão adotando nossas propostas. É importante, então, ver se os olhos batem com a boca, ou seja, se os candidatos têm legitimidade para fazer aquelas propostas. Isso cabe aos eleitores a verificação.

(10:44:39) edu: o que vc vai fazer alguma medida de segurança especial para os turista do rio de janeiro

(10:47:00) vladimir palmeira: De maneira geral, vou colocar a PM em sua função de policiamento preventivo. Isto ajudará, mas uma mudança efetiva na política de assistência aos turistas, passa, como na caso dos outros tipos de delitos, pela destruição dos contra-governos nas favelas e nos bairros pobres do RJ. Ali se formam autênticas áreas liberadas do crime, uma enorme retaguarda para os diferentes tipos de criminosos.

(10:47:27) jayme: Sr. Candidato. Não lhe conheço, nem mesmo conheço o seu trabalho, porém V.Sa. me parece uma pessoa séria. Porém, não basta somente isso. Precisamos de mudanças contundentes. Pagamos uma das maiores cargas tributárias do mundo e mesmo assim não temos hospitais, estradas, segurança, educação e igualdade social. Para onde o senhor acha que todo esse dinheiro vai. Porque o seu partido que tando lutou por igualdades e distribuiçõa de renda não utilizou melhor os recursos que foram arrancados dos brasileiros, seja na esfera Federal, Estadual e Municipal. Será que é tão impossível assim a arrecadação record de impostos ser revertida em forma de benefícios para a sociedade?

(10:49:03) vladimir palmeira: Na esfera federal estamos fazendo isso. Inclusive com a grande distribuição de renda. Na esfera estadual queremos fazer, mas depende dos eleitores.

(10:49:49) Carlos: Candidato, qual sua proposta no que tange a programa de educação universitária? Você é a favor das cotas?

(10:50:45) vladimir palmeira: Sou. Na minha opinião, as universidades públicas deveriam receber somente alunos das escolas públicas. E sou a favor de uma cota especial para negros.

(10:50:56) Raphael: qual é o seu planejamento para integração e educação de moradores dos morros do rio

(10:52:25) vladimir palmeira: A política geral é de integração da escola com a comunidade. Queremos que a escola, além de educar crianças e jovens seja um pólo cultural em cada comunidade. E traremos os moradores para a gestão das escolas com a sua participação paritária nos conselhos escolares.

(10:52:53) Cidadão: Votei no Lula nas últimas eleições. Que garantia que eu tenho que votando em candidatos do PT, o leilão de cargos e novos mensalões não aconteçam?

(10:53:52) vladimir palmeira: Nã acredito que o Lula tenha nada a ver com isso. Os comprovadamente responsáveis por delitos foram afastados do PT.

(10:54:29) Rambo: Sabemos que as nossas polícias não estão devidamente aparelhadas para enfrentar o crime organizado, haja visto o que está acontecento em São Paulo. Aparelhar as polícias, colocar bandidos na cadeia, construir mais presídios, não são suficientes. É preciso uma política social mais firme e profunda. O que o PT tem como proposta para essa questão

(10:55:49) vladimir palmeira: Nós já tocamos nisso antes. Vamos atuar na saúde, na educação, na cultura e no esporte, mas até para fazer isso precisamos desmontar as quadrilhas que governam as favelas e bairros pobres do RJ.

(10:56:04) Herco: Vladimir, como o Sr. pretende ocupar socialmente as favelas ?

(10:57:37) vladimir palmeira: Colocando para funcionar escolas e postos de saúde em primeiro lugar. Onde não existam, construímos. Ter um trabalho especial na cultura e no esporte. Pretendo criar centros multimídias para a juventude pobre das favelas e dos bairros.

(10:58:01) Por um Pais Melhor: Vladimir como voce ve o PCC em sao paulo? Voce nao acha estranho o PCC estar fazendo todo esse barulho logo em sp, para dara a impressao de que nao existe segurança em sp???

(10:59:07) vladimir palmeira: Parece que não existe mesmo.

(10:59:26) Carlos: Vc acha que a liberalização das drogas ajudaria a tirar da marginalização o comercio ilegal? Vc é a favor desta ideia?

(10:59:56) vladimir palmeira: Meu partido é a favor da descriminalização das drogas.

(11:00:13) valdir: depois da crise instalada no congresso nacional, o senhor não acha que precisamos instituir uma frente de esquerda , para enfrentarmos os MUITOS erros cometidos pelo governo LULA

(11:01:12) vladimir palmeira: Já existe uma frente de esquerda, mas gostaríamos de incorporar mais partidos a ela.

(11:02:09) Mondego: Candidato, o que o senhor fará para ´´arrumar´´ a Uerj , que todos sabemos que hoje vai de mal a pior ?

(11:03:12) vladimir palmeira: Vou dar grana para a UERJ. Que tem potencial para ser uma universidade de excelência. Muito obrigado a todos que participaram do chat e ao UOL pela oportunidade.

(11:03:37) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Vladimir Palmeira e de todos os internautas. Até o próximo!