UOL EleiçõesUOL Eleições

02/10/2006 - 00h36

Eliseu Resende surpreende e vence Newton Cardoso em MG

Da Redação
Em São Paulo
O deputado Eliseu Resende (PFL) venceu o ex-governador Newton Cardoso, do PMDB, na disputa por uma vaga para o Senado em Minas Gerais. Resente venceu com uma vantagem de mais de 2,6 milhões de votos e a sua virada foi na reta final das eleições, pois todas as pesquisas de intenção de voto indicavam vitória de Cardoso.

A vitória do deputado foi atribuída em grande parte ao esforço do governador Aécio Neves, do PSDB - reeleito no Estado com 77% dos votos - e que abraçou a campanha de Eliseu Resende. A derrota de Newton Cardoso, por sua vez, significa uma derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apoiou a sua candidatura e o levou para seus palanques no Estado.

Eliseu Resende é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem PhD pela Universidade de Nova York. Foi ministro da Fazenda do governo Itamar Franco durante apenas dois meses, pois foi acusado, na época, de ter uma construtora de sua propriedade favorecida para a realização de uma obra no Peru.

Newton Cardoso foi governador de Minas Gerais entre 1987 e 1990. Foi escolhido pelo PMDB para ser o candidato do partido ao Senado em uma disputa contra o ex-presidente Itamar Franco e o ex-prefeito de Uberlândia Zaire Rezende.