UOL EleiçõesUOL Eleições

29/09/2006 - 19h13

Aécio diz que eleição de Alckmin será importante para mineiros

Da Redação
Em São Paulo

Omar Freire/Comitê de Imprensa

Aécio e Alckmin em Uberlândia

Aécio e Alckmin em Uberlândia

O governador Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição, convocou os eleitores a comparecer às urnas neste domingo. Acompanhado do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) e do ex-presidente Itamar Franco, Aécio caminhou nesta sexta-feira (29/09) pelas ruas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O governador afirmou que a realização do segundo turno na eleição presidencial será importante para que os mineiros tenham a oportunidade de conhecer as propostas de Alckmin e fazer a opção mais correta. "Para nós é extremamente importante que possamos ter um parceiro identificado com os interesses, com as questões de Minas", disse.

Segundo Aécio, o fato de o candidato à Presidência encerrar a sua campanha em Minas Gerais demonstra preocupação com as questões do Estado. Durante a campanha eleitoral, Alckmin esteve em 15 municípios mineiros. No domingo, ele volta a Belo Horizonte para acompanhar o voto do governador.

Durante a visita a Uberlândia, Aécio comentou a decisão de Lula não ter ido ao debate na Rede Globo, e aproveitou para falar de sua própria ausência no debate da Globo Minas.

O governador disse que tinha "muita disposição pessoal para ir, até porque debateria com alguém que desconhece profundamente a realidade de Minas Gerais". Segundo o tucano, a coligação avaliou que sua presença daria a impressão de haver segundo turno no Estado.

No sábado, Aécio encerra a campanha eleitoral com uma caminhada em Ouro Preto.

Campanha vitoriosa

O candidato do PT ao governo, Nilmário Miranda, visitou nesta sexta o campus da Universidade Federal de Minas Gerais. O petista prometeu aumentar o salário dos professores do Estado para priorizar a qualidade na educação, não a quantidade.

Acompanhado do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, Nilmário pediu votos e apresentou suas propostas a estudantes, funcionários e professores. O petista disse que a principal necessidade é tornar a UEMG uma universidade pública e gratuita.

Nilmário posicionou-se a favor das cotas para negros nas universidades e contrário à federalização do ensino básico, proposta do senador Cristovam Buarque (PDT). O petista falou também das iniciativas do governo Lula no ensino superior, como a criação de dez universidades públicas e o Prouni.

O candidato do PT encerra a campanha eleitoral com uma caminhada no centro de Belo Horizonte, na manhã de sábado. À tarde, participa de carreata e campanha de rua em Itaúna, no interior.

Em conversa com jornalistas, Nilmário disse acreditar no segundo turno e fez um breve balanço da campanha. "Conseguimos unir a militância, apresentar propostas alternativas e ver o povo, olhando nos seus olhos. Isto é a primeira vitória", afirmou.