UOL EleiçõesUOL Eleições

04/10/2006 - 15h32

Em Goiás, Maguito (PMDB) declara apoio à reeleição de Lula e atrai PT

Da Redação
Em São Paulo

Sérgio Lima/Folha Imagem

Maguito com Lula no 1º turno

Maguito com Lula no 1º turno

O candidato ao governo de Goiás, Maguito Vilela (PMDB), confirmou na noite de terça-feira (3/10) que seu partido irá apoiar a candidatura à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Maguito e o prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), reuniram-se com o presidente em Brasília para discutir o apoio.

Na manhã de quarta-feira, as direções estaduais do PT e do PMDB discutiram a aliança em Goiânia. Os petistas aprovaram o apoio a Maguito - pouco antes das convenções para escolher os candidatos às eleições deste ano, o PT goiano aprovou a entrada na coligação do PMDB, mas acabou conformando aliança formal com o PSB.

O PT deve agora tentar convencer PSB e PC do B, partidos aos quais se coligou no primeiro turno, a apoiar Maguito Vilela. O candidato da aliança, Barbosa Neto, que obteve 6,56% dos votos válidos, está dividido. Enquanto a maioria do PSB estadual tende a apoiar Alcides Rodrigues (PP), o diretório nacional e Ciro Gomes estão com Lula que, por sua vez, apóia os peemedebistas em Goiás.

Adversário de Maguito, o governador Alcides Rodrigues (PP), candidato à reeleição, recebeu na terça-feira o apoio do PSDC, que obteve apenas 0,05% dos votos na disputa para governador, com Edward Júnior. Alcides apóia o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB).

Alckmin venceu Lula com larga vantagem no primeiro turno em Goiás. O tucano obteve 51,5% dos votos válidos, contra 40,17% do petista.