UOL EleiçõesUOL Eleições

03/10/2006 - 15h12

Em Goiás, governador eleito do DF declara apoio a Alcides

Da Redação
Em São Paulo
Inaugurada a campanha do segundo turno, os candidatos Alcides Rodrigues (PP) e Maguito Vilela (PMDB) movimentam-se para a disputa.

O governador Alcides, candidato à reeleição, recebeu ontem o apoio do governador eleito do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL). Somente na região do entorno do DF, vivem cerca de 600 mil eleitores, e quase a metade deles vota em Goiás. A campanha de Alcides tentará convencer o eleitor dos benefícios da parceria com Arruda.

O partido do governador do Distrito Federal tomou outra decisão. O PFL goiano optou pela neutralidade no segundo turno estadual - o candidato da sigla, Demóstenes Torres, obteve 3,51% dos votos válidos. Mas o apoio a Geraldo Alckmin (PSDB) está garantido, o que abre a possibilidade de Demóstenes e o deputado Ronaldo Caiado (PFL) dividirem o palanque com Alcides.

No PMDB, o principal evento foi a troca no comando da campanha. O prefeito de Goiânia, Íris Rezende, assumiu a função. O ex-governador, principal liderança do PMDB no Estado, deve aproximar a candidatura de Maguito Vilela do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PT local também deve apoiar Maguito. Com 6,56% dos votos válidos, Barbosa Neto (PSB), que fez aliança com os petistas, ainda não optou por nenhum dos candidatos.