UOL EleiçõesUOL Eleições

27/09/2006 - 12h28

Em debate na Bahia, Souto diz que Wagner foi o ministro do desemprego

Da Redação
Em São Paulo
O governador Paulo Souto (PFL) e o ex-ministro Jaques Wagner (PT) foram o centro das atenções no debate de terça-feira (26/09) à noite na TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Os dois principais candidatos ao governo estadual, como durante toda a campanha, trocaram acusações.

O petista foi sorteado para fazer a primeira pergunta, sobre habitação, e escolheu Souto. Wagner quis saber por que o governo do PFL teria gasto mais com publicidade do que com a construção de novas moradias. O governador respondeu que construiu 70 mil casas e que o investimento em habitação foi de R$ 300 milhões em seu mandato - graças a parcerias com o governo federal -, número maior que o apresentado pelo petista.

Emprego foi o tema da segunda pergunta de Wagner a Souto. O candidato do PT disse que o governador empenhou-se pouco na instalação da Bunge no porto de Salvador, cujo projeto de R$ 40 milhões teria sido engavetado por três anos. "Muito me admira uma pessoa como o senhor falar em emprego, já que quando foi ministro (do Trabalho) o Brasil teve um dos maiores índices de desemprego", atacou Souto. Na réplica, o ex-ministro disse que trabalhou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para gerar 4,5 milhões de empregos.

Outro assunto ligado ao governo federal lembrado por Souto foi o rio São Francisco. O governador aproveitou uma pergunta dirigida ao candidato Átila Brandão (PSC) para dizer que Wagner nunca disse o que pensa a respeito da transposição do rio, projeto de Lula. "Todas as vezes que os interesses da Bahia entram em conflito com os do partido dele, ele fica com o partido. Assim foi com a Ford", disse Souto.

Durante o debate, Souto citou números do IBGE para mostrar que a Bahia foi o Estado que mais diminuiu os índices de pobreza. O governador acusou novamente o governo Lula de haver deixado a Bahia de fora dos investimentos em infra-estrutura. O candidato do PFL disse que a duplicação da BR-101 excluiu o Estado e que o governo federal reduziu a extensão do metrô de Salvador à metade.

O debate da Globo foi o primeiro embate direto entre os dois principais candidatos ao governo. No fim de agosto, Paulo Souto não compareceu ao debate na TV Bandeirantes.

Além de Souto e Wagner, os candidatos Átila Brandão (PSC), Hilton Coelho (PSOL) e Tereza Serra (Prona) participaram do debate.