UOL EleiçõesUOL Eleições

27/10/2006 - 13h50

TV mostra o "realizador" Alckmin e o "homem do povo" Lula

Da redação
Em São Paulo
No penúltimo programa eleitoral da televisão, Geraldo Alckmin (PSDB) tentou consolidar a imagem de realizador enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscou se mostrar como o presidente que "saiu do meio do povo". Os convidados de cada programa reforçaram as diferentes entre os candidatos. Alckmin trouxe sua mulher, Lú Alckmin, para apresentar projeto social e Lula contou com depoimento "afetuoso" do escritor Paulo Coelho.

Reprodução
Paulo Coelho declara voto em Lula
VEJA O PROGRAMA DO PT
O programa do tucano começou com jingle sobre a trajetória política de Alckmin. A seguir, o candidato citou a frase que deu a tônica de todo o programa: "O Brasil pode mais, porque você pode mais". Então, se seguiu a enumeração de obras realizadas pelo tucano.

Segundo o programa, na gestão de Alckmin à frente do governo do Estado de São Paulo, foram feitas grandes obras, como o de tratamento de água e esgoto. Foram construídas as fábrica de remédios e vacinas, além de 19 hospitais. Foram 12 mil km de estradas pavimentadas, "as melhores do país", disse o narrador. Também foi feito o maior programa habitacional, com um milhão de pessoas beneficiadas. E a expansão do metrô seguiu em duas frentes.

Após essas citações, o programa mostrou que Alckmin levaria essa política de realizações ao governo federal.

Reprodução
Alckmin mostra obras de sua gestão em SP
VEJA O PROGRAMA DO PSDB
Lú Alckmin, mulher do candidato, também teve vez no programa. Ela apareceu como coordenadora do programa Padarias Artesanais, que possibilita à população obter renda com trabalho feito em casa. Novos números foram citados. Pelo projeto teriam passado 15 mil pessoas e cerca de 10 mil padarias artesanais estariam funcionando em São Paulo.

O programa de Luiz Inácio Lula da Silva optou por outro caminho. Ao contrário do tucano, o petista não mostrou imagens de realizações e obras. Lula se ateve a mostrar imagens de populares de mãos dadas "unindo" o país. O próprio candidato abandonou o escritório que servia de cenário em seus programas anteriores para aparecer diante de uma plantação de cereais.

O discurso transmitido no horário petista ressaltou as mudanças que foram feitas no governo Lula e as transformações ainda mais profundas que seriam implementadas no segundo mandato. "A responsabilidade aumenta, porque a comparação não será com outro presidente, mas comigo mesmo", disse Lula.

Sugerindo que a governabilidade seria tranquila em um eventual segundo mandato, o candidato petista disse que possui boas relações com os governadores eleitos e com o Congresso Nacional.

Ao final, Lula se uniu aos populares, imagem que reforça a idéia lançada ao longo de todo o programa com frases como "são milhões de lulas povoando o país", "ele é o primeiro homem do povo presidente", "ele tem a cara da gente".

Dois detalhes deram o toque final ao programa. No primeiro deles, crianças trouxeram um bolo para o aniversariante Lula,que completou 61 anos nesta sexta-feira (27). Depois, o escritor Paulo Coelho deu depoimento em favor do petista e desejou feliz aniversário ao presidente. Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de quinta (26), o escritor Paulo Coelho gravou sua participação da França e se tornou um eleitor petista já no atual governo. Nas eleições passadas, ele votou no tucano José Serra para presidente.