UOL EleiçõesUOL Eleições

27/09/2006 - 20h30

Lula estanca, mas vantagem para soma dos rivais diminui

Da Redação
Em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, seria reeleito em primeiro turno se a eleição fosse realizada nesta quarta-feira, indicam as mais novas pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope, divulgadas pela "Rede Globo". Nos dois levantamentos, Lula tem 53% dos votos válidos e uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre a soma das intenções de voto de seus rivais.

As chances de haver segundo turno, porém, cresceram. Segundo dados do Datafolha, em 4 e 5 de setembro (antes, portanto, do dossiê antitucano negociado por petistas), Lula tinha 12 pontos de vantagem sobre a soma de seus adversários. Logo após o início do escândalo, caiu para dez pontos. No final de semana passado, foi para oito. Agora, está em cinco.

PESQUISA DATAFOLHA
Arte UOL
Veja a evolução dos índices de Lula (em vermelho), Alckmin (azul) e dos outros candidatos nas pesquisas do Datafolha
VEJA A EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS
SAIBA MAIS NO SITE DO DATAFOLHA
IBOPE: CENÁRIO ESTÁVEL
CIENTISTA POLÍTICO ANALISA

Datafolha
No Datafolha, que ouviu 7.528 pessoas em 368 municípios nesta quarta-feira, a vantagem de Lula -que manteve os 49% do levantamento anterior- para a soma das intenções de voto em seus adversários caiu em relação à pesquisa feita na última sexta, quando era de oito pontos.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do PSDB, oscilou de 31% para 33% -no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A senadora Heloísa Helena (PSOL), foi de 7% a 8%. E o senador Cristovam Buarque (PDT) manteve os 2% que ostentava no levantamento anterior.

Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo correspondem a 4% do total. Já os indecisos são 3%.

Ibope
Os números da pesquisa Ibope, que foi realizada entre segunda e terça-feira, ouvindo um total de 3.010 eleitores, são muito próximos aos do Datafolha: Lula oscilou de 47% para 48%, e Alckmin, de 33% para 32% em relação à pesquisa anterior, que ouviu eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro.

No geral, a diferença de Lula, que tem 53% dos votos válidos, para a soma do total de intenções de voto em seus adversários variou de 3% para 5%.

Heloísa Helena manteve 8% das intenções de voto, e Cristovam Buarque também aparece com os mesmos 2% que tinha.

Em uma simulação de segundo turno, o cenário permanece inalterado em relação à última pesquisa: Lula tinha 50%, e agora soma 52%. Já Alckmin foi de 40% para 41%.

A pesquisa do Ibope tem margem de erro de dois pontos percentuais. Dos eleitores consultados, 4% pretendem votar branco ou nulo. Os eleitores indecisos são 5% do total.