UOL EleiçõesUOL Eleições

13/09/2006 - 15h34

Leia a íntegra do bate-papo com Luciano Bivar, presidenciável do PSL

Da Redação
Em São Paulo
O candidato Luciano Bivar, do PSL, conversou nesta quarta-feira (13/9) com os internautas sobre suas propostas para a Presidência da República. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(02:07:26) Luciano Bivar: Boa tarde aos internautas do UOL é um prazer estar aqui.

(02:07:29) carola: candidato, nunca tinha ouvido falar do senhor... qual a sua trajetória política?

(02:08:12) Dieguito: O que o senhor acha do governo atual?

(02:09:21) juca: Boa tarde, candidato. O que o senhor acha de ser considerado o "Eurico Miranda do Nordeste"?

(02:09:23) Luciano Bivar: carola: eu sempre fui um ideólogo, e na verdade acho que atendi a presidência do PSL por uma fatalidade, quando o Romeu tuma foi para o PSL eu fiquei na presidência, e os correligionários um representação no Parlamento, então fui deputado estadual, fiz projetos quando estive na Câmara Federal. Eu não sou político de profissão. E tenho minhas idéias para contribuir para o país.

(02:10:55) Luciano Bivar: Dieguito: Eu não posso admitir que no nosso país onde temos mais de 13 mil autos de infração lavrados, onde temos 30 bilhões de sonegação ao INSS. Acredito que realmente os impostos são parceiros, e que o governo Lula tem um programa viável.

(02:13:40) Luciano Bivar: Sobre a tese do imposto único, a exemplo da CPMF, ele vai indicidir em cima da movimentação dos cheques. Então todos estes impostos federais serão substituídos por uma única alíquota de 1,7%. Com o imposto único vai haver um ganho muito grande, somente para quem tem talão de cheques pagará 1,7%. Então haverá um desoneração muito grande nos produtos que se chegará aos supermercados. Os impostos federais estarão agregados a este valor, então haverá uma diminuição brutal no preço dos produtos na prateleira.

(02:14:35) Luciano Bivar: juca: primeiro eu acho que foi na época em que eu fazia parte da comissão parlamentar de inquérito e o Eurico fazia parte, e ele defindia muito os clubes do Nordeste. Mas foi um brincadeira jornalísticas. E me sinto até honrado com esta declaração.

(02:15:43) Luci@no: Está pesquisa que dá a vitória de Lula logo no primeiro turno, é para se confiar?

(02:15:45) Luciano Bivar: A lei ordinária que vai regular o imposto único, quem for ao banco e pagar um determinado valor pagar uma taxa também de 1,7%. É o mesmo projeto do Marcos Cintra, subscrevemos juntos.

(02:15:49) Rogério: se houver segundo turnjo, quem o senhor a´pia?

(02:19:18) Luciano Bivar: Luci@ano: eleição é uma coisa que decide no dia, tudo pode acontecer. Temos 25 dias de campanha pela frente ainda, estamos sendo boicotados por sermos um partido novo. No momento em que a nossa cartilha constituinal for vista no nosso site com as nossas propostas, que já foi aprovada e simplifica a vida do brasileira. Metade da população hoje está na informalidade, no momento em que for criado estas pessoas virão da informalidade. Isto diminuirá o déficit da Previdência Social. No meu livro Burocratocia, eu digo quem é esse poder invisível. Nenhum dos candidatos dos grandes partidos estão atrelados a esta máquina arrecadadora. É uma revolução democrática que podemos fazer. Hoje tudo está tão entranhado neste negócio, hoje vemos nos rádios e tvs apenas 4 candidatos, e o resto? pois estão atrelados a este sistema.

(02:20:54) Luciano Bivar: Há um equívoco de que as grandes empresas serão as beneficiadas. O sistema está, dentro do nosso sistema de mídia nacional há uma abertura para a mídia internacional, e há a programação do governo. Então discutir propostas ninguém discute.

(02:21:08) Nane: O senhor já comentou sobre a privatização das penitenciárias. Quero entender como funcionaria isso, afinal qual o lucro que terá quem adquirir essa bomba relógio?

(02:21:54) Luciano Bivar: Rogério: não é fácil ser candidato a Presidência, a renúncia as minhas coisas particulares é de um sacrifício sem tamanho, e estou aqui pois não vejo outra alternativa. Os candidatos que estão aí não trazem alternativas de mudanças.

(02:22:37) Eleitor16anos: Olá candidato, gostaria de saber sua s propostas para o futuro dos jovens, que para mim com 16 anos me preocupa muito.

(02:22:39) Edi: Luciano Bivar o que você pretende fazer em relação a oportunidades para jovens no mercado de trabalho?

(02:23:53) Luciano Bivar: Nane: tanto no sistema americano quanto o francês, as prisões são privatizadas mas não na sua totalidade. No nosso país a gente poderia fazer o sistema francês, e incentivaremos as empresas privadas, que economizaremos 50%.Assim evitaremos a superpopulação carcerária, dando dignidade para as pessoas que estão ali, num depósito humano. Haveria um controle estatal, o Estado teria sobre estas empresas o total controle juriscicional sobre os detentos.

(02:24:09) Felipe Vila bela: o que o senhor vai fazer sobre o bolsa familia o shº vai tirar ou melhorar isso?

(02:24:59) Luciano Bivar: Eleitor16anos e Edi: eu não tenho dúvida que ou a gente muda o sistema ttributário ou não chegaremos a lugar nenhum. Há pilhas de pessoas que querem trabalhar, aptas mas não há espaço. Há uma situação extremamente delicada. Há uma bomba relógio que a gente tem que trabalhar até 30, 35 anos. Com estes dois partidos aí, não vamos chegar a lugar nenhum.

(02:26:07) alex: qual a sua proposta de desenvolvimento para o nordeste

(02:26:36) Luciano Bivar: Sobre as leis trabalhistas, a flexibilização desta é fundamental, são direitos adquiridos. Mas não podemos nos preocupar com 30 bilhões com carteira assinadas contra 100 bilhões sem carteira assinada, a mercê da marginalidade, informalidade. É preciso que se crie mecanismos. Não vamos tirar os direitos dos trabalhadores, mas sim flexibilizar isso, trazendo pessoas com um novo mecanismo para o mercado de trabalho no Brasil.

(02:27:32) branco H: porque voces não fala sobre á agricultura que esta falida , eu sou um deles.

(02:28:35) Luciano Bivar: Felipe Vila bela: A verba para o Ministério da Agricultura é de 5 bilhões, e para a assistência social é de 20 milhões, então estamos num país assistencialista. Tudo isso é muito preocupante, todos comendo no pires do governo, um candidato fazendo assistêncialismo, e o povo na mão de um mercado assistencialista, conservador e massacrante.

(02:29:05) Luciano Bivar: Eu não acabaria com o Bolsa Família, no estado de miséria que estamos é preciso que se criem mecanismos assim, mas isso é paliativo.

(02:29:35) Bernardo: Luciano, fale-me um pouco do seu partido... Qual é a linha de pensamento, postura crítica ou política que vocês viriam a desenvolver na presidência?

(02:30:06) Horizonz: o senhor se considera de direita ou de esquerda?

(02:31:21) Luciano Bivar: branco H: em nossa cartilha em nosso site, temos propostas extremamente objetivas, p.ex. política nacional de preço livre, para isso é preciso que seja investido em tecnologia. E sem se preocupar com osnovos assentamente, temos que cuidar daqueles que estão no campo, que estão em débito de fomento a agricultura. Mais cedo ou mais tarde vamos entrar numa grave crise na agricultura, que está comprometida. O governo cria problemas.

(02:32:25) Corretor de Imóvei: O FARIA EM BENEFICIO A POPULAÇÃO PARA A CONQUISTA DA CASA PROPRIA

(02:32:50) Luciano Bivar: Bernardo e Horizonz: o PSL é um partido social liberal, mas como as coisas estão desfiguradas comm pessoas entrando no partido e não temos de ver o que pensa os correligionários, mas antes de tudo isso eu sou humanistas. O partido vai se preocupar com o homem como pessoas, e tenho convicção de que nestes sistemas iremos melhorar a vida das pessoas.

(02:33:11) Felipe/23: Sobre asegurança, com o senhor o exercito sairia a rua?

(02:33:49) clara: seu partido caindo na clausula de barreiras como vai ficar a cituaçao com quem prtende se aliar

(02:36:14) Luciano Bivar: A maioria das empresas sob a égida da Sudene estavam lá para aplicar os subsídios em outras áreas e não aplicaram para o desenvolvimento. Vai haver um incentivo para todos os Estados. Do jeito que está cada vez mais o Sudeste está inchado de empresas, e as pessoas migram para cá. Esse é o país em que vivemos e não há nenhum sentimento. O poder dominante só pensa em arrecadar, e não temos como mudar. Os próprios meios de comunicação estão comprometidos.

(02:36:55) fernando (De Goias: Sr Luciano com o Sr pretende acabar com os corruptos no planalto

(02:36:58) Bernardo: Tenho uma dúvida - quais seus vínculos com o celso pitta?

(02:37:38) Luciano Bivar: Corretor de imóveis, foi criado em 1966/67 o Banco Nacional da Habitação que deveria ser o maior meio para gerar os recursos dos trabalhadores, na época o governo desviou esse dinheiro. Com o retorno desta política do antigo BNH vai haver recursos suficientes para gerir a demanda brasileira de habitação.

(02:38:17) ANA: Quanto aos Gastos públicos, o sr. propõe efetivamente

(02:38:56) Luciano Bivar: felipe/23: se a segurança não está funcionando é por falta de investimento do governo, não tenho dúvida de que o Exército junto com a inteligência do Estado contribuir em muito. É preciso uma polícia técnica, especializada.

(02:42:39) Luiz: O senhor já pensa numa possível Candidatura para 2010 ?

(02:42:52) Luciano Bivar: fernando: primeiro temos alterar as leis que são feitas pelos próprios candidatos. Temos um projeto de lei em que se vai eleger o mais votado. Com esse coeficiente eleitoral, o candidato migra. Com esse projeto acabaremos com o aliciando. Quando as pessoas entram na vida pública entram no processo viciado, e vão para a corrupção. Quando deputado eu tinha 2 milhões para investir no meu bel prazer. As minhas emendas todas foram para a saúde, quando o José Serra era ministro me dizia que eu é que tinha mais emendas para a saúde. Eu só fazia para coisas sérias. Então projeto todo é viciado. Como alguns dos meus projetos foram arquivados, paciência voltei para a minha vida privada.

(02:45:05) Luciano Bivar: clara: certamente não vai passar pela cláusula de barreira, vai ficar 5 ou 6 partidos. O problema é que vai haver uma ditatura parlamenta. Com pluripartidarismo já tem um problema grande, com 2 ou 3 caciques vai haver uma ditatura parlamentar. Os caciques irão se eternizar no poder, pois os partidos numerarão esses caciques em primeiro e os votos irão para eles. Vamos aguardar para o que vai acontecer.

(02:45:35) Luciano Bivar: Bernardo: ele foi membro do partido e na última candidatura não conseguiu ser eleito.

(02:45:41) dourado: o que vc pretende fazer para melhorar as estrada do brasil, e assim escoar a safra agricula do brasil

(02:47:06) ¢r@zyMÂÑ: Olá, gostaria de perguntar não só ao senho mas a todos os candidatos a presidência se vcs acham justo que em um país como nosso um deputado ganhe em torno de R$25.000,00 por mês enquanto existem familias que sobrevivem com R$50,00 por mês?

(02:47:17) junior: O que o candido irá fazer com os cargos de confiança? serão extintos???

(02:48:15) Luciano Bivar: Ana: hoje 40% do que se produz vai para o Planalto, o Estado é o grande abocanhador de toda esta riqueza brasileira, ou se diminui o estado reavalizando os gastos públicas o Estado se tornará despojento. Não precisamos ter um ministério da defesa, para que gastar com ministros civis que não tentendem nada de defesa.

(02:49:02) CARLA: Candidato, estou com medo de não votar no Lula e o outro candidato que ganhar acabar com o PROUNI. O que me diz sobre este maravilhoso programa?

(02:49:17) Luciano Bivar: Temos que ter cargos de confiança, no Brasil só na área federal temos 40 mil cargos de confiança, são burocratas denunciados no meu livro. O governo quer continuar com eles no poder, não lança candidatos para não perder o poder. É preciso que se faça uma reforma disso aí.

(02:51:52) Luciano Bivar: Dourado: Não tenho dúvida de que a nossa safra agrícola está muito penalizada por causa da nossa infra-estrutura, ou investimos no campo ou não vai haver retorno. Sobre as estradas temos um projeto muito grande que são estradas de norte a sul do país, que diminuirá o custo do combustível. Então haverá uma rodovia privada que se pagar por meio dos pedágios. Com isso o custo vai ser maior, mas serão estradas que fluirão mais rápido.

(02:52:47) Luciano Bivar: crazyMan: os gastos dos deputados sãomuito grandes, mas não devemos socializar a miséria, os brasileiro precisam ter uma salário menor.

(02:53:05) Marcelo: Sr Luciano qual é a fórmula para acabar com a essa educação prejudicada, que assola todo país, sendo que as empresas estão a cada dia exigindo mais ???

(02:53:47) carcamano: Como o senhor trataria a questão do câmbio?

(02:54:20) Luciano Bivar: Carla: eu acho que o Prouni é uma coisa muito interessante, temos que incentivar muito todos estes incentivos para estudantes universitário dando melhores condições igual aqueles candidatos bem nascidos.

(02:54:52) Jaqueline: O Senhor investiria a que medida na Educação?

(02:55:52) Luciano Bivar: Com relação a educação: Hoje em nossa cartilhas queremos federalizar o ensino básico, sendo geridas corpo docente, pelos funcionários e estudantes. A criança tem que condições para se desenvolver e chegar a universidade. Mas chegando lá ainda forem carentes terá bolsas de estudo. Transformar as universidades em fundações para que possa propiciar bolsas para a universidades.

(02:56:22) Adriano: o que o senhor fara sobre o desmatamento na Amazonia?

(02:56:35) LAURO: Boa Tarde Luciano, você tem alguma proposta que contenple o Pantanal Matogrossense?

(02:56:42) Luciano Bivar: carcamano: o câmbio tem que ser flutuante, acho que o problema da desvalorização da moeda americano é do povo americano e não nosso. Hoje estamos curtindo o dólar para controlar a inflação, isso é inadmissível.

(02:56:56) José: Qual os seus projetos para a saúde? Que hoje está um caus?

(02:57:42) Luciano Bivar: Lauro e Adriano: o problema do meio ambiente tem que ser levado a sério sem politicagem. Temos um reserva florestal que não é só do Brasil, é mundial.

(02:57:47) pedro: O que o senhor pensa da política externa do atual governo? Quais seriam seus objetivos neste âmbito?

(02:58:25) NelsonRecife: VC E A VAVOR OU CONTRA O CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

(02:58:50) Luciano Bivar: José: eu acho que temos que fazer um processo de parceria com os hospitais privados para acabar de imediato com as filas nos ambulatórios da previdência, quem tiver uma emergência poderá ir para qualquer hospital privado para ser atendido.

(03:00:27) lalas: Boa tarde Sr.Luciano Bivar . Qual a opinião do senhor em relação à descriminilização da maconha no Brasil.

(03:00:40) Luciano Bivar: pedro: a política externa brasileira hoje tem que se voltar para a OMC, nos preocupamos em fazer assentamentos na ONU, no Conselho de Segurança e acho que não é bem por aí. Não podemos nos afastar da Alca, mas sem se submeter a política agrícola dos EUA com seus subsídios. É fundamental termos bons negociadores na OMC. Sou a favor da Alca, vamos estar presente e discutir, o que não pode hoje é estar no Mercosul e os tratados são prejudiciais ao país.

(03:01:26) RICARDO SP: quero saber como o sr. vai fazer para mudar a constituicao, em uma de suas clausulas petreas, em relaçao a pena de morte??

(03:01:42) Luciano Bivar: NelsonRecife: não tenho preconceito com nada, mas a sociedade brasileira ainda não está madura para entender certas coisas. A TV brasileria veiculando casamentos do mesmo sexo acaba degradando a família, acho perigoso oficializar isso.

(03:02:39) Luciano Bivar: lalas: é o mesmo discurso no qual eu tenho falado, tirar a parte criminal com relação ao uso da maconha pode ser um incentivo muito grande, dirão não sou criminoso, tem que ter uma pena alternativa.

(03:03:37) Luciano Bivar: Ricardo SP: eu sou a favor da pena de morte para um único caso, o sequestro seguido de morte.

(03:05:10) Luciano Bivar: Eu sou presidente de honra do partido, licenciado. A notícia que recebi em meu diretório é que está sendo julgado se o candidato vai ser expoulso ou não.

(03:06:07) Luciano Bivar: Digo que se comuniquem muito, ou acabamos com este poder dominantes ou este sufocará todos, meu tempo é diminuto, mas digo que estamos com a maior honestidade de propósito daquele que estamos divulgando.

(03:06:20) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do presidenciável Luciano Bivar e de todos os internautas. Até o próximo!