UOL EleiçõesUOL Eleições

08/08/2006 - 23h03

Heloísa Helena diz que só precisará de Congresso para reforma tributária

Da Redação
Em São Paulo
A candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena, disse que precisará do apoio do Congresso Nacional apenas para fazer a reforma tributária, durante a segunda entrevista da série com os presidenciáveis do Jornal das Dez, da Globo News. A afirmação da senadora foi feita em resposta ao tema governabilidade.

Heloísa Helena disse que a elaboração do orçamento é o "momento chave" para se governar. Ela defendeu mudanças na forma de como é feito o orçamento da União para evitar a "fraude política" da governabilidade, com o uso de um "balcão de negócios sujos."

"Em vez de ser feita por uns poucos iluminados dentro do Palácio do Planalto, muitas vezes escondendo interesses escusos, nós defendemos que a construção do orçamento seja feita em outro tipo de modelo, com participação maior de cada um dos Estados", disse.

Depois de interromper por diversas vezes os jornalistas Carlos Monforte e Mônica Waldvogel, que voltaram a perguntar sobre governabilidade, Heloísa Helena respondeu que conseguiria apoio no Congresso apenas "de forma franca", caso seja eleita.

"Para o sistema único de segurança pública, para o sistema prisional, no que é que eu preciso do Congresso Nacional?"

Questionada sobre o que mudaria em relação às privatizações feitas pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, Heloísa Helena se limitou a dizer que iria investigar a venda das estatais.

"Eu tenho obrigação de abrir um processo investigatório. Eu não passei anos criticando para não fazer nada depois", afirmou.

A candidata cogitou fazer até plebiscito, caso não tenha o apoio do Congresso, para investigar as privatizações.

Em relação a desapropriações de terras para a reforma agrária no país, a candidata fez críticas ao governo Lula. Ela disse que o mapa da reforma agrária no Brasil seguiu o mapa das invasões.

"Se for dado subsídio e apoio, com certeza haverá muito mais terra do que gente para fazer invasões", afirmou.

Heloísa Helena disse que seria preciso cerca R$ 1,5 bilhão ao ano para assentar um milhão de famílias. "Isso é absolutamente compatível com o orçamento."

Ao ser questionada sobre possíveis mudanças em sua tradicional combinação de calça jeans e blusa branca de renda, caso fosse eleita, Heloísa Helena ironizou. "Você acha que isso é relevante?"

A candidata admitiu ter "um bocado" de blusas brancas de renda. "Sempre gostei muito de calça jeans e blusa branca. É sinal de respeito", explicou.

No fim da entrevista, a candidata agradeceu ao povo brasileiro, "muito fofo", por mandar beijos e flores.

A série de entrevistas do JN e da Globo News com presidenciáveis prossegue na quarta-feira, com Cristovam Buarque (PDT. Na quinta, será a vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição.

Leia também:

No "JN", Heloísa diz que não há democracia no Brasil