UOL EleiçõesUOL Eleições

29/07/2006 - 14h49

Lula diz que só CLT colocou Getúlio mais perto do povo do que ele

Da Redação
Com Agência Brasil

Antonio Gaudério/Folha Imagem

Lula discursa no Rio Grande do Sul, onde se comparou a Getúlio Vargas

Lula discursa no Rio Grande do Sul, onde se comparou a Getúlio Vargas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez campanha neste sábado no Rio Grande do Sul, e afirmou que um eventual segundo mandato seu será marcado pelo "desenvolvimento com geração de emprego e distribuição de renda".

Falando a simpatizantes em São Leopoldo, Lula disse que o seu governo já avançou muito nessa direção, mas poderá ir mais além nos próximos quatro anos. "Aqueles que achavam que nosso governo ia afundar o Brasil quebraram a cara", afirmou o presidente, durante comício no ginásio Bigornão.

Para Lula, seu governo tem "compromisso com todos, principalmente com aqueles que mais precisam. E governar bem é saber escolher prioridades e ter compromisso com o povo. Fora o momento em que Getúlio Vargas criou a CLT, garantindo os direitos dos trabalhadores, nunca um governo esteve tão próximo do povo".

As comparações de seu governo com os de Getúlio e de Juscelino Kubitschek têm sido constantes nos discursos de Lula.

O presidente também dedicou boa parte de seu discurso em São Leopoldo aos temas ligados à educação -- área em que o governo julga possúir bons números, capazes de bater os que foram obtidos pelos tucanos em oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso.

Citando a criação do ProUni e de medidas como a implantação de dez universidades federais e de cursos de extensões no interior do país, além da reativação das escolas técnicas, Lula disse que "o (diploma) que eu não pude ter, eu quero que vocês tenham."