Temer se reúne com Sarney após assumir que tentará reeleição

Igor Gadelha

Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Sarney (e) e Temer juntos em foto de 2016

    Sarney (e) e Temer juntos em foto de 2016

O presidente Michel Temer se reuniu neste sábado (24) no Palácio do Jaburu com o ex-presidente José Sarney, que também é filiado ao MDB. O encontro aconteceu um dia após publicação de entrevista de Temer à revista IstoÉ, na qual o presidente admitiu pela primeira vez publicamente que tentará reeleição neste ano. "Seria uma covardia eu não ser candidato", disse Temer.

Com a candidatura de Temer, o MDB passou a trabalhar para que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se filie à legenda e permaneça como uma espécie de "plano B" para o caso de Temer não conseguir viabilizar sua candidatura e desistir de entrar no páreo. Se o presidente não recuar, porém, o partido avalia que Meirelles pode ser vice na chapa.

Leia também:

Nessa sexta-feira (23), Temer levou o ministro a tiracolo em um giro pelo Nordeste. Foram a Xique-Xique, na Bahia, a Petrolina e a Goiana, em Pernambuco. Disposto a manter Meirelles sob sua órbita, o presidente fez vários afagos ao comandante da economia durante discursos nos eventos. Os dois passaram o dia juntos cumprindo agenda oficial, mas em ritmo e estilo de campanha.

O ministro quer concorrer à Presidência, mas enfrenta dificuldades para pôr de pé seu projeto eleitoral. Filiado ao PSD, Meirelles não tem apoio de sua própria legenda e não obteve garantia de candidatura em partidos menores, como PRB, PSC e PHS. Embora o destino político de Meirelles ainda seja incerto, amigos o aconselham a correr o risco de se filiar ao MDB.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos