Protestos em SP e Rio por prisão de Lula tomam avenidas e pressionam STF

Ana Carla Bermúdez e Marina Lang

Do UOL em São Paulo e colaboração para o UOL no Rio

A Paulista, principal avenida de São Paulo, foi fechada na noite desta terça-feira (3) por um ato organizado por MBL (Movimento Brasil Livre), VPR (Vem Pra Rua) e outros movimentos favoráveis à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Amanhã, o STF (Supremo Tribunal Federal) julga um pedido de habeas corpus do petista para manter-se em liberdade até que o caso do tríplex do Guarujá seja julgado em todas as instâncias.

Ao menos oito quarteirões da avenida foram ocupados por manifestantes, em sua maioria vestidos de verde-amarelo. Segundo a PM (Polícia Militar), 40 mil pessoas participaram do do ato, que começou às 18h e terminou pouco antes das 22h. Nos cartazes e nos discursos no carro de som, além de palavras de ordem contra Lula e outros petistas, o principal alvo eram ministros do STF, pressionados a rejeitarem amanhã o recurso do ex-presidente e não recuarem no entendimento atual de que condenados em segunda instância podem ser presos.

Nos cartazes, liam-se frases como "Supremo, pensem no Brasil" e "Rosa [Weber, ministra do STF], prenda o ladrão e salve a nação". Os manifestantes também entoaram gritos como "tchau, querido" --em alusão ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma (PT).

Uma foto do ministro do STF Gilmar Mendes foi vaiada pelos manifestantes, que gritaram que ele estaria "traindo a nação". Mendes, que votou a favor da prisão após segunda instância em 2016, afirmou no ano passado ter mudado de ideia. Ele voltará de Portugal, onde participa de um seminário, para votar no julgamento do habeas corpus de Lula. " Volta pra Portugal, vai pra Cuba", gritou um manifestante para a foto do ministro.

Leia também:

O vereador Fernando Holiday (DEM), um dos coordenadores do MBL, convocou os manifestantes a pressionar o STF caso a Corte conceda o habeas corpus a Lula. "Se [os ministros do STF] não quiserem cumprir a Constituição, terão de enfrentar a voz do povo nas ruas", disse. "Hoje vocês se tornam os guardiões da Justiça".

Ele disse, ainda, que " tempos difíceis" virão pela frente --mas que "não serão mais difíceis que os tempos que esperam Luiz Inácio Lula da Silva".

Vivien Ponzoni, 67, participou da manifestação. Ela afirmou já ter votado várias vezes no PT e se sentir "traída" pelos governos petistas. "Me sinto responsável por ter colocado uma cambada lá em cima", afirmou, dizendo estar na rua para protestar "contra as injustiças, a corrupção e por um país que faça cumprir suas leis". "Tenho medo de que amanhã [o julgamento] não dê em nada, que dê em pizza".

Os manifestantes dividiram o espaço com carros de som de diversos movimentos, entre eles o Endireita Brasil, o MBL e o Vem Pra Rua.

"Dizem que o brasileiro tem memória curta", disse um líder do Vem Pra Rua do alto do carro de som, ao colocar um áudio do ex-presidente Lula em que ele diz que o Supremo está "acovardado". Os manifestantes responderam entoando em coro "desmoralizado, o Lula ainda tá solto e o Supremo acovardado".

Adelaide Oliveira, líder nacional do Vem Pra Rua, disse que o protesto na véspera do julgamento do HC de Lula pelo Supremo serve para fazer "pressão". "Acreditamos que a pressão de hoje pode deixar claro para o STF qual o anseio da sociedade", afirmou.

Segundo ela, a prisão após condenação em segunda instância "sempre foi aceita pela Constituição" e "querem mudar para livrar o pessoal da Lava Jato". Apesar de os manifestantes levantarem faixas com dizeres como "Lula na cadeia", Adelaide disse que o movimento quer "todos os condenados em segunda instância na cadeia".

Diversos anúncios fazendo propaganda da manifestação foram publicados hoje com destaque em jornais de grande circulação nacional com a marca do Vem Pra Rua. Adelaide disse que os anúncios foram pagos voluntariamente por doadores, da mesma forma como são arcados os custos para a realização do protesto. Ela não soube informar, no entanto, os valores pagos por eles. Segundo o UOL apurou, uma propaganda em uma página inteira de jornal pode chegar a custar em torno de 400 mil reais.

Veja imagens dos atos em SP, DF, GO e RS

O cantor Paulo Ricardo fez uma apresentação ao vivo no carro de som do movimento Nas Ruas, parado na esquina da avenida Paulista com a rua Peixoto Gomide. "Chega de impunidade, não é possível viver assim. Chega de ser o país que paga mais impostos pelo pior serviço", afirmou.

"Nós temos muita coisa boa. Temos orgulho da nossa indústria de entretenimento. Essa música, apesar de ser de um programa com polêmicas, mostra isso", disse antes de emendar a música Vida Real, usada na abertura do programa de TV Big Brother Brasil, da rede Globo. Ao fim da canção, Paulo Ricardo emendou: "Isso aqui não é reality show. Isso aqui é vida real".

Chuva e lucro com vendas camisetas no Rio

No Rio de Janeiro, a pressão aos ministros do STF também se repetiu. Também vestidos de verde-amarelo, vários manifestantes empunham bandeiras do Brasil desde a chegada ao posto 5 da praia de Copacabana. O ato começou por volta das 17h30 e terminou pouco depois das 20h.

Nos cartazes, viam-se muitas críticas aos ministros do STF, principalmente Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Alguns defendiamm pautas claras, como o "fim da indicação política ao STF por presidentes".

"Cadeia sem Lula é fraude. Ele é bandido, ele tem que ser preso", disse um dos manifestantes no carro de som. As pessoas gritavam, em tom de aprovação. "A nossa bandeira jamais será vermelha. Lula na Papuda. O Brasil não será igual a Cuba", entoavam ainda os manifestantes.

Milhares de pessoas se reúnem em Copacabana por prisão de Lula

Ainda no carro de som, uma faixa em verde e amarelo dizia "Fora corruptos". Um boneco em tamanho médio do "Pixuleco", que simboliza o ex-presidente da República vestido de presidiário para os manifestantes, também foi levado à manifestação.

Bandeiras do Brasil eram vendidas a R$ 20 e miniaturas do boneco "Pixuleco", a R$ 10. O vendedor Fábio Brito disse que já vendeu 30 bandeiras e outros 40 bonecos. "Ah, [a venda] está mais ou menos. Está dando para tirar um dinheirinho", avaliou.

"Queria agradecer a quem comprou as camisetas, acabaram todas. O Vem Pra Rua Agradece", disse uma das organizadoras do evento.

Nem a chuva forte que caiu sobre o Rio de Janeiro assustou os manifestantes, que se protegeram sob guarda-chuvas e sob uma grande faixa verde e amarela grande estendida nas pistas da Avenida Atlântica.

Empunhando uma bandeira que parecia estar ensanguentada, a médica Angela Tenório, 65, demonstrou indignação. "Os brasileiros estão ensanguentados. Não temos saúde, não temos segurança, não temos nada. Temos sangue em todo o país, é a falta de vergonha que essa bandeira representa", declarou.

Marina Lang/UOL
Maria das Graças Monteiro, 67, veste camiseta em apoio ao juiz Sergio Moro durante protesto a favor da prisão de Lula no Rio

Já a dona de casa Maria das Graças Monteiro, 67, vestia uma camiseta cujo mote era "Apoio a Sergio Moro". "Vim a todas as passeatas, acho que temos que fazer a nossa parte. Sérgio Moro parou a vida dele em função do país e a gente tem que estar aqui", disse, acrescentando que apoia não só a prisão de Lula, mas também do presidente Michel Temer (MDB) e do senador Aécio Neves (PSDB).

"Eu acho que está mudando, mas está muito devagar. O Supremo tem uma parcela de culpa, é tudo muito lento. Eu amo esse país. Por que eu tenho que fugir daqui para Portugal, para os Estados Unidos? Aqui é o meu lugar", afirmou.

Os organizadores e a PM (Polícia Militar) não divulgaram estimativa de público.

À parte da manifestação, ambulantes da feirinha do Posto 5, que fica no local diariamente, se indignaram com os discursos feitos durante o ato.

"Solta o Lula! Solta o Lula!", gritavam. "Manda a chuva. É por isso aí que está chovendo", diz uma vendedora. Não há registro de conflitos.

Também houve manifestações a favor da prisão do ex-presidente em outras capitais, como Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Manaus e Goiânia, entre outras. 

Atos em defesa de Lula

Enquanto os atos contra Lula ocorreram em sua maioria nesta terça, os principais atos de apoio ao ex-presidente estão marcados para amanhã, dia do julgamento. Vigílias e passeatas estão marcadas em ao menos 14 capitais: Brasília, Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Macapá, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

Hoje, na capital federal, os militantes se reuniram na rodoviária de Brasília para uma "aula pública". Em seguida, fizeram uma vigília em frente à Catedral de Brasília.

Uma vigília também ocorreu em São Bernardo, em frente ao prédio onde Lula mora. Em São Paulo, Macapá, Cuiabá e Salvador, houve apenas panfletagem em estações de trem e metrô.

Marcelo Gonçalves/Estadão Conteúdo
Militantes organizam vigília em frente ao prédio onde mora o Lula, em São Bernardo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos