Filho de Bolsonaro convoca ato para praça a menos de 1 km de evento de Lula

Vinicius Boreki*

Colaboração para o UOL, em de Curitiba

Apoiadores do deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) foram convocados por um filho do parlamentar para participarem de uma manifestação nesta quarta-feira (28) em Curitiba. O ato foi convocado para o mesmo horário e a menos de um quilômetro do evento de encerramento da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A convocação ocorreu durante um evento com a presença de Bolsonaro no aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba.

O deputado chegou ao local por volta das 11h45 em um voo comercial e foi recepcionado por aproximadamente 500 pessoas, vestidas com camisetas da seleção brasileira e portando bandeiras do Brasil ou com camisetas com a imagem do presidenciável.

Quero que polícia atire para matar, diz Bolsonaro

Em um palanque que contou com a presença dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável, e Fernando Francischini (PSL-PR), além do ator Alexandre Frota, Bolsonaro discursou por aproximadamente dez minutos.

Durante o ato, Eduardo e Francischini convocaram os apoiadores a se concentrarem, às 17 horas, na praça 19 de Dezembro -- também conhecida como praça do Homem Nu -- para uma demonstração de força frente aos adversários políticos.

No mesmo horário e a cerca de um quilômetro de distância, a caravana de Lula promete encerrar a sua participação na região Sul em um evento público na praça Santos Andrade.

Danilo Verpa/Folhapress
Bolsonaro é recepcionado por militantes no aeroporto de Curitiba

A caravana do ex-presidente tem sido alvo de ataques. Na terça-feira (27), dois dos três ônibus do comboio do petista foram atingidos por tiros. Lula não estava em nenhum dos veículos e ninguém se feriu.

Em sua fala, Bolsonaro não fez nenhuma menção direta aos tiros, mas falou sobre os ovos atirados contra o petista. "Lula quis transformar o Brasil num galinheiro. Agora está colhendo os ovos", disse Bolsonaro.

Segundo a assessoria do parlamentar, nem ele nem seu filho ou Francischini irão ao evento convocado para a tarde de hoje. Segundo a agenda de Bolsonaro, ele participa de um evento em Ponta Grossa, no interior do Estado, às 18h.

A Sesp (Secretaria de Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária) informou que foi avisada antecipadamente do evento dos apoiadores de Bolsonaro e da proximidade dos dois atos.

Segundo a secretaria, será feito o reforço no policiamento e que há um planejamento de segurança para "garantir a livre manifestação" dos dois grupos. A pasta informou ainda que o número do efetivo que será deslocado para o local só será informado após o evento.

Vinicius Boreki/UOL
Bolsonaro faz discurso para cerca de 500 pessoas no aeroporto Afonso Pena

A esquerda vai levar um cruzado da direita, diz Bolsonaro

Logo após desembarcar, Bolsonaro teve uma faixa presidencial colocada em seu corpo e foi carregado nos ombros. Ele andou por aproximadamente 100 metros até chegar a um carro de som, onde discursou.

"Eles [a esquerda] não vieram para ficar. Eles vão encontrar resistência", disse, e acrescentou: "Vão levar um cruzado da direita nas eleições de outubro".

"Faremos valer a nossa força, da família, da Polícia Militar, do povo que trabalha e quer ver o seu país grande", disse no discurso.

O candidato também falou sobre a atuação das polícias em seu eventual governo: "Quero que a Polícia Militar e a Polícia Civil, se estiverem em defesa do povo, atirem para matar."

"Não vou desistir do meu sonho de ajudar a pátria: no ano que vem, o Brasil terá um capitão em seu comando", afirmou aos gritos de "mito" da plateia.

Vinicius Boreki/UOL
Manifestante leva caixa de ovo com foto de Lula para ato com Bolsonaro

Torcida no aeroporto

O grupo de pessoas transformou o saguão em uma espécie de estádio do futebol, com gritos de ordem contra o Supremo Tribunal Federal (STF), contra Lula e de apoio ao juiz federal Sergio Moro.

"Ele [Bolsonaro] mobiliza muitas pessoas. Espero que as pessoas possam conhecer ele de verdade, pois ele é uma das últimas esperanças para o nosso país", afirmou o empresário Ertile Angelo Pasinato, de 39 anos.

Vestido com uma camiseta da seleção brasileira, o militar aposentado Paulo Germano Lise, 75, conta ter servido como capitão do exército em parceria com Bolsonaro.
"Ele é a principal esperança para o Brasil, pela sua honestidade. Tudo que ele tem veio por esforço próprio", afirmou.

Nesta quinta-feira (29), Bolsonaro volta a capital paranaense para um almoço de bate-papo em um restaurante da capital, cuja participação custa R$ 45 para os interessados.

*Colaborou Mirthyani Bezerra, do UOL, em São Paulo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos