Operação Lava Jato

Moro sugere emenda se STF revir prisão e diz que tema transcende Lula

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

Na avaliação do juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a polêmica em torno do cumprimento de pena após a condenação em segunda instância –questão que se encontra em análise no STF (Supremo Tribunal Federal) devido a um habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)-- não deve ser vista apenas sob a ótica do caso do petista.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (26), Moro afirmou que uma eventual revisão do entendimento do STF, "que foi um marco no enfrentamento contra a corrupção, teria um efeito prático muito ruim". Disse ainda que seria "uma pena".

"São 114 penas executadas por mim e por minha colega, desde 2016, 114 condenações confirmadas pela segunda instância", argumentou o juiz, afirmando que, entre elas, estão em sua maioria casos de corrupção do poder público, mas que há condenações de "traficante", "pedófilo" e "doleiros". A decisão do STF poderá afetar esses casos.

O problema [da prisão após 2ª instância] transcende a questão do ex-presidente Lula
Juiz Sergio Moro

Segundo o magistrado, como o sistema judicial brasileiro é "extremamente generoso com recursos", esperar o último julgamento de um réu para então determinar que ele cumpra sua pena é um processo que "leva à impunidade" --o que Moro classificou como "um desastre".

Veja também:

Em 2016, o STF decidiu, por 6 votos a 5, autorizar a prisão após condenação em segunda instância, sem torná-la obrigatória. Atualmente, duas ações que tratam da revisão do tema aguardam julgamento no Supremo, mas a ministra Cármen Lúcia já afirmou que não pretende pautá-las por se tratar de uma jurisprudência recente.

Condenado em segunda instância no caso do tríplex de Guarujá (SP), o ex-presidente Lula já pode ter expedido contra ele um mandado de prisão. No entanto, o STF ainda julgará um pedido do petista para aguardar em liberdade até que seu caso passe por todas as instâncias da Justiça. Como a conclusão da análise do habeas corpus foi marcada para o dia 4 de abril, a Corte concedeu uma liminar para que Lula não seja preso até lá. Caso o recurso seja rejeitado, o ex-presidente poderá ir para a cadeia após ordem de Moro.

Moro disse acreditar que o entendimento sobre prisão após segunda instância não será alterado pelo STF --mas, caso seja, será reflexo de vivermos em uma democracia, "que tem uma certa dinâmica".

Ele sugeriu que, caso o STF reveja a questão, o próximo presidente da República proponha uma emenda constitucional para colocar na Carta Magna do país a prisão após condenação em segunda instância. Hoje, a Constituição diz que uma pessoa só pode ser considerada culpada após o "trânsito em julgado", isto é, quando o processo já tiver sido analisado em todas as instâncias. Críticos do atual entendimento do Supremo dizem que ele não respeita a Constituição. Para Moro e outros defensores da medida, ela combate a impunidade.

O juiz afirmou que é importante que as pessoas indaguem seus candidatos com relação a propostas sobre saúde e educação, "mas também para esse problema da corrupção".

"Então se pode cobrar dos candidatos à Presidência qual é a posição em relação à impunidade e quais medidas eles pretendem estabelecer. Pode ser justamente substituir por uma emenda constitucional", afirmou.

Reprodução
Depoimento de Lula a Moro em setembro de 2017

Prisão de Lula

O magistrado afirmou ainda que a questão do ex-presidente é um caso concreto "muito específico" e que não cabe a ele, mas, sim, ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), decidir pela prisão de Lula.

"Proferi a condenação na primeira instância, houve apelação, o tribunal julgou e, seguindo o STF, determinou a prisão. Se vier a decisão para mim, eu nem tenho opção de cumprir ou não cumprir, eu tenho que executar", disse.

Questionado sobre a segurança de Lula caso seja determinada a sua prisão, Moro afirmou que é preciso ver se "vai chegar esse momento", para então "fazer com que a ordem seja cumprida sem qualquer risco ao ex-presidente".

Filmes e séries sobre a Lava Jato

Moro disse não se considerar um "crítico qualificado de cinema ou TV", mas afirmou que tanto a série "O Mecanismo", da Netflix, quanto o filme "Polícia Federal – A Lei é Para Todos", ambos produzidos tendo como pano de fundo para suas histórias os desdobramentos da Lava Jato, "têm suas qualidades".

"Nem a série e nem o filme retratam a realidade exatamente como aconteceu, mas existem pontos comuns, situações que conferem com o que aconteceu na realidade", disse.

O magistrado disse ainda considerar que essas produções culturais cumprem o "importante" papel de chamar a atenção das pessoas para a questão da corrupção, "um problema muito grave entre nós" e que tem "uma dificuldade institucional de enfrentamento".

"Mas não dá para se preparar com esses detalhes, se confere, se não confere. Vejo alguma coisa que reflete no meu trabalho, mas não exatamente", disse.

Lançada há poucos dias, a série "O Mecanismo" tem sido alvo de polêmicas e inclusive de acusações de manipulação dos fatos reais.

Theo Marques/Folhapress
Juízes Marcelo Bretas (e) e Sergio Moro assistem a filme sobre a Lava Jato

Auxílio-moradia

Na entrevista desta segunda, Sergio Moro defendeu o pagamento de auxílio-moradia para juízes, mesmo tendo um imóvel próprio, como forma de compensar uma falta de reajuste nos salários dos magistrados.

O magistrado argumentou que o salário de juiz deve ser visto como uma "oportunidade de atrair boas pessoas para o mercado jurídico", e que com vencimentos "não compatíveis com o que se encontra no mercado" se tem uma "magistratura de baixa qualidade".

Mesmo assim, ele reconheceu que o benefício pode ser visto como "questionável". "Compreendo as críticas das pessoas", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos