Manifestantes queimam pneus e bloqueiam rodovia contra caravana de Lula

Do UOL, em Passo Fundo (RS) e São Paulo

  • Reprodução/Facebook/Stefania Rocha

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de protestos nesta sexta-feira (23) em Passo Fundo, a cerca de 290 quilômetros da capital gaúcha. A ERS-324 chegou a ser bloqueada com pneus em chamas.

Também há relatos de embates entre manifestantes contra e a favor da caravana. A Brigada Militar chegou a utilizar bombas de gás contra os manifestantes. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para acompanhar a situação no local.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo, o bloqueio começou por volta das 14h30. Além do bloqueio da estrada, tratores foram utilizados para atrapalhar o trânsito e alguns agricultores chegaram a se deitar no asfalto.

Nesta sexta, Lula tinha programada uma visita ao campus em Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul. Na noite desta sexta, ele deve ir a São Leopoldo, a cerca de 260 quilômetros de Passo Fundo.

Protestos

Iniciada na última segunda-feira (19), a caravana de Lula pelo Sul do país tem sido recebida com protestos.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul chegou a abrir uma investigação para apurar a agressão a quatro militantes do PT em Cruz Alta (RS) na quinta-feira (22). Um homem de 64 anos, apoiador do PT, chegou a ser algemado pelos policiais militares quando tentava agredir manifestantes do grupo anti-PT. Membros da Juventude Socialista foram detidos por quebrarem vidros e para-brisas de carro de manifestantes anti-PT.

Pela manhã, em seu discurso em Ronda Alta (RS), Lula disse que "meninos de academia" estão tentando causar confusão e medo durante sua caravana pela região Sul. "Dizem que nós pregamos ódio. Eu nunca fui em nenhum lugar do Brasil fechar estrada para que meus adversários não passassem", afirmou Lula.

Segundo Lula, foram chamados "agroboys, meninos de academia para ir lá tentar fazer confusão, achando que a gente teria medo e não viria mais ao Rio Grande do Sul".

Até a próxima quarta-feira (28), Lula deve passar por cidades de Santa Catarina e Paraná.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos