Pelos precedentes do STF, Lula deve receber habeas corpus, diz Haddad

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/UOL

    Coordenador-geral do programa de governo do PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad

    Coordenador-geral do programa de governo do PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad

O coordenador-geral do programa de governo do PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou estar confiante na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o pedido de habeas corpus por parte da defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi condenado em segunda instância no TRF-4, por unanimidade, a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no último 24 de janeiro.

Em entrevista no programa de Roberto D'Avila, na Globo News, Haddad foi questionado sobre a possibilidade de ser o candidato do Partido dos Trabalhadores caso o ex-presidente seja detido. Prontamente, respondeu: "Não consigo nem pensar nessa possibilidade [de Lula ser preso]".

"Há precedentes no próprio Supremo, que tem acatado a pedidos de habeas corpus em situações iguais ao do presidente. Creio que o STF vai analisar com muito cuidado e, quero crer, ele vai receber o benefício", argumentou o ex-prefeito.

Como em outras entrevistas e aparições públicas, Haddad reafirmou que o PT e ele, particularmente, acreditam na inocência de Lula. "Ninguém defende impunidade, nem de familiar, nem de amigo. Eu já li a íntegra da sentença, que tem 250 páginas e, até hoje, não vi sustentação naquela decisão", afirmou.

'Temer deveria se candidatar'

Sobre o estado atual da democracia brasileira, Haddad surpreendentemente defendeu que Temer deveria ser candidato à Presidência nas eleições deste ano.

"Temer pode ser candidato. E não importa que ele tenha 5% ou 8% de [avaliação] ótimo ou bom. Se ele não defender o governo dele, quem vai defender? Nós precisamos debater ideias, projetos. Ele defende o projeto do mercado financeiro. Tem quem defenda o projeto dos trabalhadores, tem quem defenda o projeto do setor produtivo… Nós precisamos discutir projetos consistentes", argumentou.

Questionado sobre o crescimento da extrema-direita, Haddad defendeu que "os intolerantes não podem ter chance na democracia".

"Não pela proibição, mas pelo convencimento. Nós precisamos isolar os intolerantes e discutir projetos", concluiu o ex-prefeito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos