Operação Lava Jato

UOL transmitirá julgamento em 2ª instância de Lula nesta quarta (24)

Do UOL, em São Paulo

O UOL transmitirá nesta quarta-feira (24), a partir das 8h30 da manhã, o julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As imagens serão captadas e divulgadas pelo próprio TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), onde o petista será julgado, em Porto Alegre, e retransmitidas ao vivo pelo UOL.

A expectativa do tribunal é que o julgamento se estenda até o final da tarde. Poderão participar da sessão apenas os três desembargadores da 8ª turma que julgará o caso, funcionários do TRF-4 e representantes do MP e dos sete réus acusados no processo.

Leia também:

Além de transmitir o julgamento, o UOL terá um acompanhamento minuto a minuto, a partir das 7h, com informações sobre a sessão e sobre protestos e manifestações pelo Brasil.

Lula, que esteve em Porto Alegre nesta terça para participar de um ato organizado pelo PT e por militantes de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais, acompanhará o julgamento na sede do sindicato dos metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP). No início da noite de quarta, ele é esperado em um evento em seu apoio na Praça da República, região central de São Paulo.

A 8ª turma do TRF-4 julgará os recursos apresentados por Lula, os outros réus e o Ministério Público Federal contra a sentença de primeira instância dada em julho do ano passado pelo juiz Sergio Moro no chamado caso do tríplex do Guarujá (SP).

O ex-presidente foi condenado a 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a sentença, Lula recebeu R$ 2,2 milhões em propina da construtora OAS na forma do apartamento e nas reformas realizadas no imóvel. Os advogados de Lula afirmam que não há prova dos crimes e que evidências da inocência do ex-presidente foram ignoradas.

O julgamento será fundamental para a eleição presidencial de 2018. Pré-candidato do PT ao cargo no Palácio do Planalto, Lula pode ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa caso sua condenação seja mantida em segunda instância. O ex-presidente tem liderado as principais pesquisas de intenções de voto para o pleito em outubro.

Lula pode ser preso se condenação for mantida no caso do tríplex?

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos