"Até o cafezinho já está chegando frio", diz Paes após eleição no Rio

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

  • Paula Bianchi/UOL

    Paes participou da inaguração de um Espaço de Educação Infantil ao lado de Pedro Paulo, derrotado ainda no 1º turno

    Paes participou da inaguração de um Espaço de Educação Infantil ao lado de Pedro Paulo, derrotado ainda no 1º turno

Prestes a deixar a prefeitura após oito anos à frente da gestão do município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) fez graça ao participar da inauguração de um EDI (Espaço de Educação Infantil) em Curicica, na zona oeste da cidade. Ao lado de Pedro Paulo (PMDB), deputado federal e antigo secretário de seu governo, derrotado ainda no primeiro turno da eleição, comentou que até seu "cafezinho já está chegando frio" e disse ainda não estar disposto a ser chamado de ex-prefeito.

"Não tem essa de ex. Ainda temos mais 60 dias, vou seguir mandando, inaugurando", afirmou. Ele aproveitou para alfinetar o atual prefeito eleito, o senador e bispo licenciado Marcelo Crivella (PRB), ao comentar que o funcionário que serve o café, na função desde os tempos do prefeito Marcos Tamoio (1975-1979), "é tão malandro que domingo já estava no culto".

Questionado sobre não ter sido capaz de fazer um sucessor, disse que "é do jogo" e afirmou "ter fé" de que o próximo governante fará uma boa gestão. "As pessoas escolheram. Torço muito, tenho fé que o novo prefeito fará um bom governo. [Pedro Paulo] foi uma espécie de primeiro-ministro, era a pessoa que achávamos mais preparada, mas as pessoas entenderam que ele não era o mais adequado para me suceder", afirmou.

Durante o discurso de inauguração, Paes evitou citar Crivella diretamente, mas disse que é um erro deixar de construir novas escolas –uma das plataformas de campanha do senador era não realizar mais nenhuma obra até que todos serviços básicos estivessem em plenos funcionamento e "cuidar das pessoas". "Isso não pode acontecer, essa história de não vamos mais escolas construir é muito ruim", afirmou.

O prefeito, que já manifestou intenção de concorrer ao governo do Rio nas eleições de 2018 e deve passar um ano nos Estados Unidos dando aulas na Universidade de Columbia, em Nova York, disse ainda que deve "dar uma sumidinha no próximo ano". Ele, no entanto, evitou falar em planos políticos. "Não sou candidato a nada", afirmou. "Vou passar uns tempos fora para ver se vocês têm saudade de mim."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos