Prefeito eleito de São Bernardo (SP) "clona" Doria e ataca Lula

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

  • Márcio Fernandes/ Estadão Conteúdo

    Prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), comemora vitória

    Prefeito eleito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), comemora vitória

Muito do que foi visto na festa pela eleição de João Doria (PSDB), no primeiro turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo, repetiu-se com a vitória de Orlando Morando (PSDB), eleito com 59,94% dos votos no segundo turno de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, neste domingo (30).

Enquanto esperavam o primeiro discurso do prefeito eleito, eleitores gritavam "acelera" e faziam o sinal de "V" com os dedos na horizontal, símbolos da campanha de Doria. O jingle repetido na caixa de som também era quase o mesmo do novo prefeito paulistano (mas o "João trabalhador" de Doria virou "Orlando trabalhador"). 

Quando Morando chegou para a festa e subiu ao carro de som, após a confirmação do resultado, o jingle deu lugar ao "Tema da Vitória", que ficou popular nas transmissões da Formula 1 na Rede Globo, principalmente quando Ayrton Senna vencia. O mesmo tinha acontecido na festa de Doria. 

Morando também manteve um discurso alinhado com o de seu companheiro de partido. Ao longo da campanha, apresentou-se como um "gestor" (sua família é dona de supermercados na cidade) e defendeu o enxugamento da máquina pública.

"Eu e João Doria somos parecidos sob o aspecto de modelo. Somos empresários", afirmou em entrevista ao chegar ao comitê.

Ricardo Marchesan/UOL
Faixa no comitê mostra foto do prefeito eleito Orlando Morando (esq.) ao lado de Doria

Ataques a Lula

Assim como Doria, Morando apoiou-se no anti-petismo para se eleger, algo significativo em São Bernardo, considerado um dos berços do partido.

Após a eleição, o prefeito eleito voltou a criticar o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morador da cidade e que surgiu para o cenário nacional como liderança política no sindicalismo do ABC, nos anos 1980.

Morando lembrou da campanha para a prefeitura da cidade em 2008, quando concorreu com o atual prefeito Luiz Marinho (PT), contando um episódio que disse estar 'engasgado".

"Me lembro em um comício que foi feito em 2008, em que o Lula disse no segundo turno: 'Eu não emprestaria meu carro para o concorrente do Marinho usar no final de semana. Eu não teria coragem de dar um cheque em branco para ele'", contou.

"Eu lamento essa fala triste dele [Lula], porque o povo brasileiro emprestou um carro para ele, deu um cheque em branco. Ele bateu o carro, capotou", disse.

Mais tarde, no mesmo discurso, disse ainda: "Ele não pode mais falar o que quer. O ouvido do povo não é penico, Lula. Respeite mais as pessoas."

Em entrevista ao canal "GloboNews", Morando disse também que não considera um "bom exemplo" Lula não ter votado no segundo turno.

O ex-presidente decidiu não votar, após a derrota do candidato petista Tarcisio Secoli no primeiro turno. Por ter 71 anos, Lula não é obrigado a votar.

Força para Alckmin

Outra semelhança entre Morando e Doria é o fato de sua eleição fortalecer o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) para se tornar o nome do partido na eleição presidencial de 2018.

"A boa gestão pavimenta o caminho dos líderes maiores do nosso partido. O Alckmin sai vitorioso dessa eleição. Teve bons resultados em São Paulo, começando pela capital, e bons resultados no ABC", afirmou.

Festa pela eleição

Ricardo Marchesan/UOL
Caminhão do supermercado da família do prefeito eleito deixa produtos no comitê

Centenas de eleitores de Morando começaram a se reunir no comitê do candidato em São Bernardo do Campo no final da tarde deste domingo, aguardando o resultado da eleição.

Pouco após o início da apuração, um caminhão do supermercado da família de Morando parou no local e entregou produtos, como caixas de cerveja, refrigerante e salgadinhos, para abastecer a festa.

O clima de otimismo com o resultado mostrava que os presentes já esperavam a vitória. Morando acompanhou a contagem de sua casa, e só foi ao local após a confirmação da vitória.

Desemprego e corrupção fizeram periferia "dar adeus ao PT"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos