Ibope e Datafolha apontam que Crivella será o novo prefeito do Rio

Do UOL, no Rio

Pesquisas de Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado (29) apontam que Marcelo Crivella (PRB) deve ser eleito prefeito do Rio de Janeiro no domingo (30), no segundo turno das eleições. O candidato do PRB lidera os dois levantamentos de intenção de voto. Tanto no Datafolha quanto do Ibope, Crivella tem ao menos 14 pontos de vantagem contra seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL), na simulação de votos válidos. Essa diferença caiu na comparação com dados de pesquisas anteriores.

Segundo o levantamento do Ibope, faltando um dia para o segundo turno de votação, Crivella tem 57% das intenções de votos válidos contra 43% de Freixo –diferença de 14 pontos percentuais. Já de acordo com o Datafolha, Crivella tem 58% das intenções de votos válidos. Freixo tem 42%, 16 pontos a menos.

A pesquisa de votos válidos é aquela que desconsidera o percentual de eleitores indecisos e que declararam que pretendem votar nulo ou em branco. A contagem oficial de votos da eleição também não leva em conta os votos brancos e nulos.

A margem de erro da pesquisa do Ibope deste sábado é de três pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 1.204 eleitores na sexta-feira (28) e neste sábado. A pesquisa, registrada sob o número RJ-00590/2016, foi encomendada pela "TV Globo". O índice de confiança é de 95%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos para o levantamento 2.384 eleitores na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pela "Folha de S.Paulo" e pela "TV Globo" e registrada sob o número RJ-01053/2016. O índice de confiança é de 95%.

Intenções de voto

No levantamento do Datafolha sobre intenções totais de voto, que considera o número de eleitores indecisos e que votarão em branco ou nulo, Crivella tem 43% da preferência dos eleitores contra 30% de Freixo. Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo são 19% dos entrevistados. Já os que ainda não decidiram seu voto são 8%.

O percentual de votos nulos e brancos, assim como o de indecisos, permaneceu o mesmo das últimas duas pesquisas do Datafolha.

No levantamento de intenções totais de votos do Ibope, Crivella libera com 43% e Freixo tem 32%. Votos em branco ou nulo somam 23% das intenções. Os eleitores que não sabem seu voto são 2%.

Na pesquisa do Ibope do último dia 27, os eleitores que pretendiam votar nulo ou em branco eram 22%. Os que estavam indecisos eram 3%.

Reta final da campanha

Por terem ouvido eleitores no sábado, pesquisas de Ibope e Datafolha têm resultados, em parte, influenciados pelo último debate eleitoral realizado entre os candidatos, na noite de sexta-feira, pela TV Globo. No debate, Freixo atacou Crivella, que ironizou as acusações e focou-se em propostas.

Júlio César Guimarães/Marco Antonio Teixeira/UOL
Crivella (à esq.) e Freixo caminham no Rio no último dia de campanha do 2º turno

Após a divulgação da pesquisa do Datafolha, Freixo afirmou que ainda é possível uma virada na eleição. Segundo ele, apesar de eleitores terem sido ouvidos no sábado, as pesquisas divulgadas ainda não captaram o resultado total do debate.

"Essa pesquisa não consegue detectar toda a mudança vinda do debate. Vai mudar ainda mais", disse ele, enquanto visitava bairros do subúrbio do Rio no último dia de campanha eleitoral. "Ainda não tem nada decidido."

Crivella também fez campanha pelo Rio durante este sábado, em carreata pelas zonas oeste e norte da cidade, mas não comentou o resultado das pesquisas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos