Crivella tem votos dos pobres; Freixo, dos ricos, aponta Datafolha

Do UOL, em São Paulo

  • Thiago Ribeiro/FramePhoto/Agência O Globo/Reprodução/TV Globo

    Marcelo Crivella e Marcelo Freixo disputam o segundo turno da eleição 2016 no Rio de Janeiro

    Marcelo Crivella e Marcelo Freixo disputam o segundo turno da eleição 2016 no Rio de Janeiro

O candidato a prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) alcança seus melhores índices de intenção de voto para o 2º turno entre os eleitores homens, pessoas entre 25 e 34 anos de idade, menos escolarizadas e entre os mais pobres, de acordo com dados da pesquisa Datafolha.

Já seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL), tem desempenho melhor entre as mulheres, as pessoas mais jovens (16 a 24 anos), mais escolarizadas, e os mais ricos, aponta a mesma pesquisa.

Em termos gerais, Crivella tem 44% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Rio, 17 pontos percentuais a mais do que o deputado Marcelo Freixo (PSOL), que registrou 27% na pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (6).

Segundo a pesquisa, 18% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Outros 10% afirmaram não saber em quem votar.

Perfil do eleitor de Crivella

Os índices de Crivella entre os homens chegam a 47% entre os entrevistados homens, cinco pontos percentuais a mais do que obtém entre as mulheres.

Quando se trata de faixa de etária, o melhor percentual de Crivella é entre as pessoas com idade entre 25 a 34 anos: 50%. Em escolaridade, o candidato do PRB alcança 52% das intenções de voto entre os que estudaram até o ensino fundamental.

Já em termos de renda familiar, Crivella tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, de acordo com o Datafolha: 49% dos entrevistados com renda de até 2 salários mínimos disseram que votariam no candidato.

Perfil do eleitor de Freixo

O candidato do PSOL tem percentual de voto maior entre as mulheres do que entre os homens: 30% a 25%. No quesito faixa etária, Freixo tem melhor desempenho entre os entrevistados mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos: 39%.

Quando de trata de escolaridade, Freixo obtém seu maior percentual de intenção de voto entre aqueles que cursam ou cursaram o ensino superior: 36%.

Outro dado que chama a atenção na pesquisa Datafolha é que o candidato do PSOL tem o maior índice de intenção de votos entre os mais ricos, aqueles que têm renda familiar superior a dez salários mínimos: 43%.

Registro

O Datafolha ouviu 1.151 eleitores entre quarta (5) e quinta. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RJ-03497/2016.

Datafolha: Crivella aparece na frente de Freixo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos