Dez promessas de João Doria para a Prefeitura de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Knapp/Folhapress

    Pela primeira vez, um candidato conseguiu se eleger no 1º turno em São Paulo

    Pela primeira vez, um candidato conseguiu se eleger no 1º turno em São Paulo

A vitória de João Doria (PSDB) no primeiro turno marcou a primeira vez que São Paulo não terá segundo turno desde a estreia deste sistema, nas eleições de 1992. Com 53,29% dos votos válidos, Doria superou o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), o deputado federal Celso Russomanno (PRB) e as ex-prefeitas Marta Suplicy (PMDB) e Luiza Erundina (PSOL), entre outros candidatos.

Com o mote de "administrador, não político", Doria foi o candidato do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), que apadrinhou o empresário e apresentador de televisão.

Veja dez propostas que Doria citou na campanha para serem implantadas nos próximos quatro anos na capital paulista:

Elevar a velocidade máxima nas marginais

Rivaldo Gomes/Folhapress

Doria disse que, no dia seguinte a sua posse como prefeito, restabelecerá a velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, para 90 km/h na via expressa e 70 km/h nas pistas locais. Haddad havia reduzido o limite para 70 km/h e 50 km/h, respectivamente, medida que causou polêmica. "Voltam as velocidades nas marginais estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito, mas com campanhas educativas e sinalização de trânsito", disse o candidato durante sabatina no UOL, em julho.

Ceder à iniciativa privada a administração de estádio, autódromo, cemitérios e do Anhembi

Doria afirmou que, em sua administração, o estádio do Pacaembu, o autódromo de Interlagos e o centro de eventos Anhembi poderão ser concedidos à iniciativa privada. Outra área que será entregue à iniciativa privada na forma de concessão é a prestação de serviços funerários e a administração dos cemitérios municipais, proposta que consta em seu plano de governo.

No início da campanha, o tucano também chegou a falar que a construção e manutenção de corredores de ônibus também poderá ser transferida a empresas, afirmando que a medida melhoraria a gestão.

João Doria: 'Vamos priorizar, sim, os mais pobres'

Atender usuários do SUS de madrugada e zerar fila de espera para exames

Na área da saúde, Doria disse que usuários do SUS poderão ser atendidos de madrugada, em parceria entre prefeitura e hospitais privados, no programa que ele chama de 'Corujão da Saúde'. Ele também afirmou que, em um ano, vai zerar a fila de 100 mil pessoas esperando por exames e contratará 800 médicos para atender na periferia.

Doria ainda prometeu reformar e ampliar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), acelerar a informatização com a criação de prontuário eletrônico e Cartão SUS e hierarquizar o atendimento descentralizado.

Instalar BRT nos corredores e colocar ar-condicionado e WI-FI em todos os ônibus

Silva Junior/Folhapress

Doria declarou que pretende instalar o sistema BRT (Bus Rapid Transit) nos corredores de ônibus da capital, que extinguiria cobradores dentro do transporte para reduzir de 15 a 20 minutos o tempo dos passageiros no percurso. Ele disse que os cobradores não seriam demitidos, e sim realocados em outras funções, como motorista.

Segundo o prefeito eleito, em até 18 meses todos os ônibus terão ar-condicionado, wi-fi, piso rebaixado para embarque e desembarque e algum tipo de entretenimento, como televisão, além de funcionarem com combustível renovável. Ele também disse que planeja a ampliação dos corredores.

Transformar as subprefeituras em prefeituras regionais, com orçamentos próprios

Em sua gestão, Doria promete transformar as 32 subprefeituras da cidade em prefeituras regionais, com orçamentos próprios e gestores indicados por ele. Ele também diz que irá descentralizar a Secretaria de Infraestrutura e Obras e distribuir a função para as prefeituras regionais, que teriam maior agilidade e autonomia orçamentária para resolver os problemas de zeladoria urbana nos bairros e regiões da cidade.

Análise: Alckmin é grande ganhador das eleições

Levar tablets e rede wi-fi às escolas municipais e aumentar o número de CEUs

Na área da educação, Doria disse que levará tablets e wi-fi para modernizar as escolas municipais e ampliar o acesso à educação integral. Além disso, o candidato falou em aumentar o número de CEUs (Centros Educacionais Unificados) e de creches (neste caso, com possíveis parcerias com organizações sociais).

Criar agência e conselho municipais de ética para combater a corrupção

Segundo Doria, representantes da sociedade formarão o Conselho Municipal de Ética para trabalhar em conjunto com a ouvidoria da prefeitura e a futura Agência Municipal de Ética --que difundirá o código de conduta para gestores, servidores e fornecedores. Ele prometeu fortalecer a estrutura da Controladoria Geral do Município e criar ouvidorias nas futuras prefeituras regionais.

Evitar a mobilização de agentes da GCM para aplicar multas de trânsito

Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo

Doria afirmou que irá evitar que agentes da Guarda Civil Metropolitana apliquem multas de trânsito, sem detalhar no plano de governo exatamente qual seria a restrição para que os policiais atuem na função. O prefeito disse que será implementado um modelo integrado entre GCM e polícias Militar e Civil, de atribuição do governo do Estado. O plano contém o compartilhamento de informações das polícias, como horários de ronda e disponibilidade de viaturas

Implantar plano de combate ao racismo e garantir a diversidade étnica no governo

Em seu programa de governo, Doria citou a implementação de um Plano Municipal de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo e diz que garantirá "a representatividade e a diversidade étnica no governo, na comunicação e nas propagandas governamentais, fortalecendo a difusão de valores característicos da cultura negra".

Doria ainda falou em "ampliar o Centro de Referência LGBT para o atendimento de vítimas de violência por orientação sexual e identidade de gênero, prestando apoio jurídico, psicológico e de serviço social".

Análise: Não é da igreja, mas Doria fez "culto" em discurso

Criar o 'Poupatempo Empreendedor' e o 'Empreenda SP'

Para fomentar o empreendedorismo, Doria prometeu a criação do 'Poupatempo Empreendedor', simplificando processos de abertura, funcionamento e fechamento de atividades empreendedoras. Já o 'Empreenda SP' coordenaria ações de empresários, universidades, entidades e moradores de uma determinada região, por meio de atividades e capacitação de novos empreendedores, para estimular os negócios.

No combate ao desemprego, Doria falou em criar frentes de trabalho emergenciais e implantar o Mutirão de Emprego, com reinserção de pessoas ao mercado de trabalho.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos