"Acredito que a esquerda irá se unir", diz Chico Buarque

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

  • Paula Bianchi/UOL

    O cantor e compositor Chico Buarque vota em colégio da Gávea, na zona sul do Rio

    O cantor e compositor Chico Buarque vota em colégio da Gávea, na zona sul do Rio

O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda afirmou na tarde deste domingo (2) estar confiante na união da esquerda tanto no Rio quanto em São Paulo e na passagem do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) para o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro. "Acredito que a esquerda irá se unir. Se não agora, no segundo turno", afirmou.

A divisão da esquerda pode acabar favorecendo candidatos do outro campo ideológico, em especial Pedro Paulo (PMDB), apoiado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), que disputa com os dois uma vaga no segundo turno da eleição carioca.

No último Datafolha, Freixo aparece em segundo lugar, com 16% das intenções de voto, seguido por Pedro Paulo (PMDB) e Indio da Costa (PSD).

Ele votou por volta das 15h30 em um colégio da Gávea, na zona sul do Rio. Após votar, parou para bater fotos e distribuiu autógrafos para os mesários e um casal de fãs que o esperava desde o começo da manhã.

Tratado como o principal cabo eleitoral da campanha de Freixo à prefeitura, o compositor participou de um comício ao lado do candidato e de outros artistas na Lapa, no centro do Rio, na segunda-feira (26).  O evento ocorreu ao mesmo tempo do comício de Jandira Feghali (PCdoB), em Bangu, na zona oeste, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Gostaria de ter visto desde o início uma aliança, uma frente progressista na campanha. Espero que no segundo turno estejamos todos juntos para ganhar com o Freixo", afirmou Chico numa rápida fala na segunda.

O compositor também participou da gravação de um jingle para o candidato e apareceu junto a Freixo em inserções veiculadas na televisão e na internet.

Esperando para conhecer Chico Buarque

Paula Bianchi/UOL
O casal de jornalistas Diego Mattoso, 31, e Lilian Silva, 31, aproveita votação para conhecer o compositor Chico Buarque
 
No Rio de Janeiro por conta de um congresso, o casal de jornalistas paulista Diego Mattoso, 31, e Lilian Silva, 31, aproveitaram a votação para realizar um sonho antigo: conhecer o compositor Chico Buarque. 
 
Após uma pesquisa na internet descobriram onde o cantor vota -- um colégio na Gávea, na zona sul da cidade, próximo à favela da Rocinha --, e correram para chegar junto com a abertura das urnas. Desde 8h10 os dois esperam, vigilantes, a chegada de Chico. "Como é dia de eleição, pensamos que com certeza ele viria até aqui votar", diz Diego.
 
Fã do cantor desde criança e parte de uma família de músicos, Lilian conta que cresceu achando que Chico era um tio. "Cresci achando que um dia ele era um tio, que um dia ia chegar e tocar lá em casa. Demorou para que eu perceber que o homem das capas dos discos espalhados pela casa não ia aparecer", diz. 

Partidos ainda investem em candidatos caricatos para puxar votos

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos