UOL e "Aos Fatos" fazem checagem de fatos em tempo real em debate em SP

Do UOL

Em São Paulo

  • Divulgação

O UOL lança nesta segunda-feira (22), em parceria com o serviço de verificação de discursos políticos "Aos Fatos" (http://aosfatos.org/ ), um serviço de checagem de fatos em tempo real no debate da Band com os candidatos a prefeito de São Paulo.

Durante o debate, com início marcado para as 22h30 na TV (com transmissão ao vivo em vídeo no UOL), o UOL e o Aos Fatos tentarão esclarecer informações dos candidatos que de alguma maneira não representem objetivamente a realidade ou fatos que podem estar sendo citados sem precisão ou de forma distorcida. O serviço poderá ser acompanhado pelo seguinte link: http://eleicoes.uol.com.br/2016/ao-vivo/2016/08/22/acompanhe-o-debate-entre-candidatos-a-prefeito-de-sao-paulo.htm

Na plataforma de informações "minuto a minuto", o UOL disponibilizará aos internautas também com detalhes em texto as perguntas e respostas dos candidatos. O blogueiro de política do UOL Josias de Souza também participará da cobertura publicando comentários ao longo do debate. Depois do debate, uma reportagem trará os principais pontos de divergência de informações com os respectivos trechos em vídeo do debate. 

O debate desta segunda será o primeiro com os candidatos a prefeito de São Paulo na campanha eleitoral deste ano.

Ainda há incerteza sobre a presença do candidato Celso Russomanno (PRB), líder nas intenções de voto. Ele cogita não participar do debate e alega que a decisão seria em solidariedade à candidata Luiza Erundina (PSOL), excluída do encontro por causa da nova lei eleitoral (a lei só torna obrigatória a participação a candidatos cujo partido tenha mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados). Ela poderia participar apenas se houvesse a aprovação por pelo menos dois terços dos candidatos que têm presença no debate garantida por lei.

Erundina recorreu à Justiça para tentar participar do debate. Na sexta-feira, 19, ela teve negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo um pedido para participar de debates em rádio e televisão.

Em protesto à ausência no encontro, Erundina está convocando pelas redes sociais um protesto na noite desta segunda em frente ao estúdio da TV Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo.

Devem participar do debate os candidatos Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB), Major Olimpio (SD) e Marta Suplicy (PMDB) .

UOL Cursos Online

Todos os cursos