Aécio e FHC articulam palanque duplo com Campos em Santa Catarina

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negociaram nesta quarta-feira (9) como será a participação do tucano e do presidenciável Eduardo Campos (PSB) no mesmo palanque, em Santa Catarina. No Estado, PSDB e PSB estão na mesma chapa, com a candidatura ao governo estadual do senador Paulo Bauer (PSDB) e do postulante ao Senado, deputado Paulo Bornhausen (PSB). Aécio e FHC reuniram-se no Rio de Janeiro com Bauer e Bornhausen e definiram que a candidatura receberá os presidenciáveis, desde que não seja no mesmo evento eleitoral.

Bauer disse que foi "consagrada a condição de palanque duplo" no Estado. "Aécio e Campos apoiam minha candidatura e eu apoiarei os dois", afirmou o tucano. "Nem Aécio nem Fernando Henrique fizeram nenhuma restrição em relação a essa composição", afirmou.

O senador disse que a única ressalva é em relação à participação dos dois candidatos à Presidência no mesmo ato de campanha. "Aécio estará no nosso palanque, mas quando fizermos eventos para o candidato ao Senado, Campos estará presente", disse.

O candidato afirmou que o encontro foi marcado com Aécio e FHC para detalhar as negociações com o PSB e como foi a atração do PP, que trocou o apoio à candidatura reeleição do governador, Raimundo Colombo (PSD), pelo candidato tucano no último dia permitido pela legislação eleitoral. O PP participa indicou o vice, Joares Ponticelli, e a primeira suplência ao Senado.

Desde 1990 o PSDB não lança candidato próprio ao governo de Santa Catarina. Bauer disse ter expectativa que Aécio tenha uma votação mais expressiva no Estado do que Campos. "O PSDB é mais estruturado em Santa Catarina. Temos 350 vereadores e o PSB, 15", afirmou o candidato ao governo.

Postulante ao Senado na chapa, o deputado Paulo Bornhausen afirmou que a composição no Estado representa uma "frente de oposição" ao governo da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff. "Vamos servir de exemplo para outros Estados. Estamos unidos para defender a mudança", disse. "No segundo turno [da eleição presidencial] estaremos juntos", afirmou.

Bornhausen disse que nos próximos dias a chapa deve se reunir com Campos, para tratar da construção do palanque duplo no Estado.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos