No Rio, Dilma leva melhor em 30 das 35 das zonas vencidas por Marina

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

A presidente Dilma Rousseff, reeleita neste domingo (26) para mais quatro anos à frente do Executivo nacional, herdou a maioria das zonas eleitorais cariocas vencidas pela pleiteante do PSB, Marina Silva, no primeiro turno.

No segundo turno, a candidata do PT levou a melhor em 30 das 35 zonas da capital fluminense antes lideradas pela concorrente. Quase 600 mil pessoas votaram em Dilma nesses locais.

Aécio Neves (PSDB), que recebeu o apoio de Marina no segundo turno, venceu em cinco zonas eleitorais nas quais a ex-senadora obteve maior votação na primeira fase do pleito.

Aécio se destacou na região da Ilha do Governador e de Marechal Hermes e Bento Ribeiro, na zona norte, e em algumas localidades de Jacarepaguá, na zona oeste, como Taquara, Tanque e Curicica. No total, o tucano teve pouco mais de 105 mil votos.

No primeiro turno, Marina obteve em todo o Estado do Rio de Janeiro 2.590.871 votos (31,07%), quase 380 mil votos a menos do que Dilma (35,6%). Na capital fluminense, porém, Marina foi a mais votada: 999.903 votos (31,14%). Ela ficou à frente de Aécio, que contabilizou 992.506 votos (30,91%).

Mas os números do segundo turno mostram que, na capital, Dilma ganhou força na reta final da eleição. Apesar de ter o apoio de Marina, Aécio obteve na cidade do Rio menos votos do que Dilma. A diferença entre os dois foi de mais de 50 mil votos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos