Mais de 300 municípios 'viraram a casaca' no 2º turno

Do UOL, em São Paulo

Trezentos e vinte e dois municípios do país tiveram viradas no segundo turno da eleição presidencial. Apesar da derrota, o candidato Aécio Neves (PSDB) conseguiu virar sobre a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) em 251 municípios. A petista ultrapassou o tucano em 71 cidades.

A metade das viradas pró-Aécio aconteceu na região Sul do país. O Estado com mais reviravoltas foi o Rio Grande do Sul, onde o governador petista Tarso Genro foi derrotado por José Ivo Sartori (PMDB). O tucano virou sobre a petista em 76 cidades gaúchas. Ele também superou a presidente eleita em duas capitais: Belém, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia.

Dilma 15 x Aécio 12

Arte UOL

Dilma venceu em 15 Estados, mesmo número do 1º turno. Perdeu o RS e conquistou PE. Aécio subiu de 10 para 12 ao tomar o RS de Dilma e ganhar no AC

Clique para ver quem ganhou

Dilma colheu praticamente a metade de suas 71 viradas em Minas Gerais. No Estado que já foi governado por Aécio, a petista reagiu e superou a votação do tucano em 35 municípios, praticamente todos de pequeno porte.

A quantia de cidades vira-casacas representa 5,8% dos 5.570 municípios do país.

Cidades pró-Marina

Dos 99 municípios em que a candidata Marina Silva (PSB) venceu no primeiro turno, Dilma ganhou em 59 no segundo, sendo 50 em Pernambuco – Estado em que a ex-senadora fora vitoriosa em 5 de outubro. Ela conquistou três capitais que haviam dado vitória a Marina na primeira votação: Rio de Janeiro, Recife e Maceió.

Aécio liderou neste domingo em 40 municípios vencidos por Marina no primeiro turno. Entre eles, duas capitais – Rio Branco e Palmas -- e cidades populosas da Grande São Paulo, como Guarulhos.

Fonte: TSE

O número total de municípios vencidos por Dilma caiu de 3.648 no primeiro turno para 3.527 no segundo. Os municípios conquistados por Aécio subiram de 1.823 para 2.043.

O crescimento tucano não foi suficiente para ganhar a eleição porque Dilma teve vitórias decisivas nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro – segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do país – e na região Nordeste. Além disso, os 22 milhões de eleitores de Marina se dividiram no segundo turno. A petista venceu com uma vantagem de 3,5 milhões de votos.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

UOL Cursos Online

Todos os cursos