Governador eleito no MS, tucano quer melhorar relação com governo Dilma

Celso Bejarano

Do UOL, em Campo Grande

  • Estelita Hass Carazzai/Folhapress

    Reinaldo Azambuja (PSDB) é o governador eleito de Mato Grosso do Sul

    Reinaldo Azambuja (PSDB) é o governador eleito de Mato Grosso do Sul

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), apontou duas prioridades assim que assumir o mandato, em janeiro: promover o "mutirão pela saúde" no Estado e também estreitar as relações com o governo da presidente reeleita Dilma Rousseff.

De acordo com o tucano, o Mato Grasso do Sul sempre recebe por último os recursos federais e que isso precisa mudar.

"Acho que nós temos que trabalhar as relações com o governo federal, que tem que dar mais atenção para as questões estaduais, como a segurança nas fronteiras [Brasil e Bolívia] e a infraestrutura do Estado", afirmou.

Fonte: TSE

No chamado mutirão da saúde, o eleito prometeu mapear as regiões mais carentes de unidades hospitalares. Mato Grosso do Sul tem 79 municípios e os maiores centros de saúde ficam em Campo Grande.

Azambuja disse em seu discurso da vitória, na sede do comitê dos tucanos, que todo o movimento de recurso público que envolver o Estado será exibido em tempo real, pela internet.

"Tudo será mostrado, contratos, licitações e pregões eletrônicos", garantiu. Ele afirmou também que daqui uma semana pretende montar seu secretariado e que pode atrair para o seu governo "inclusive pessoas de partidos adversários".

Eleições 2014 no Mato Grosso do Sul
Eleições 2014 no Mato Grosso do Sul

Manifesto

O candidato derrotado, Delcídio do Amaral (PT), havia se manifestado apenas pelo Facebook até as 23h30. "Parabenizo o governador eleito Reinaldo Azambuja e desejo-lhe sucesso na condução dos destinos do nosso Estado nos próximos anos". O petista tem mais quatro anos de mandato de Senador.

Já a cúpula do PT informou que ia avaliar as razões que levaram o partido a perder a eleição, tida como certa por eles desde o primeiro turno.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos