No 2º turno, AC tem disputa mais apertada ao governo; RS, a mais folgada

Do UOL, em São Paulo

O Acre teve a disputa mais apertada do país para o cargo de governador no segundo turno das eleições. O petista Tião Viana foi reeleito com 51,28% dos votos, contra 48,71% de Márcio Bittar (PSDB). Numericamente, a diferença entre os dois foi de apenas 9.851 votos.

Apesar da surpreendente chegada de Bittar ao segundo turno, superando o então favorito a continuar na disputa - Tião Bocalom (DEM) -, Viana contou não apenas com o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT), mas de boa parte do eleitorado de Marina Silva (PSB), sua amiga pessoal e terceira colocada na disputa presidencial. Com a vitória, o Partido dos Trabalhadores se encaminha para completar 20 ano no comando do Estado.

Eleições 2014 no Acre
Eleições 2014 no Acre

Na contramão, o Rio Grande do Sul foi o Estado com a disputa menos apertada, com José Ivo Sartori (PMDB) sendo eleito com 61,21% dos votos, contra 38,79% do atual governador, Tarso Genro (PT). A diferença numérica entre os dois foi de 1.413.947 de votos.

O peemedebista foi a grande surpresa da eleição gaúcha, já que aparecia com apenas 7% das intenções de voto nas pesquisas no começo da campanha. Durante todo o primeiro turno, o embate foi travado por Tarso e Ana Amélia Lemos (PP). Mas, a dois dias do primeiro turno, Sartori alcançou 20% nas pesquisas e terminou a disputa em primeiro lugar, com 40,4% dos votos válidos, contra 32,6% de Tarso e 21,8% de Ana Amélia. Neste domingo (26), acabou eleito com a margem de votos mais folgada entre os 15 Estados em que ocorria segundo turno.

Eleições 2014 no Rio Grande do Sul
Eleições 2014 no Rio Grande do Sul

No primeiro turno, foi no Amazonas a disputa mais apertada no país para o cargo de governador estadual: Eduardo Braga (PMDB) teve 43,15% dos votos contra 43,04% do atual governador, José Melo (Pros). A diferença entre eles foi de apenas 1.907 votos (ou 0,12%). Na contramão, Pernambuco foi o Estado com a disputa menos apertada, com Paulo Câmara (PSB) sendo eleito já no primeiro turno com 68,08% dos votos, o percentual de votos mais alto conquistado por um candidato ao cargo estadual, contra 31,07% de Armando Monteiro Neto (PTB).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos