Suely Campos (PP) é eleita em RR e será a única governadora do país

Do UOL, em São Paulo

  • Suely derrotou o atual governador do Estado após entrar na disputa a uma semana do primeiro turno

    Suely derrotou o atual governador do Estado após entrar na disputa a uma semana do primeiro turno

A ex-vice-prefeita de Boa Vista, Suely Campos (PP),  venceu o governador Chico Rodrigues (PSB), 63, no segundo turno das eleições estaduais em Roraima, tornando-se  a única governadora do país.

Com 100% das urnas apuradas, Suely obteve 54,85% dos votos válidos contra 45,15% de Chico Rodrigues.

Fonte: TSE

Atualmente, duas mulheres comandam Estados: Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão, e Rosalba Ciarlini (DEM), no Rio Grande do Norte, que não concorreram este ano. Suely foi a única representante do sexo feminino a disputar o segundo turno. Dos 13 governadores eleitos na primeira etapa do pleito, todos são homens.

Suely, 61, teve de substituir às pressas o marido, Neudo Campos, depois que ele teve a candidatura barrada por ser considerado um "ficha-suja" pela Justiça Eleitoral. Ela entrou na disputa três semanas antes do primeiro turno. 

Sobre o papel do marido em seu governo, Suely afirmou que ele não terá nenhum cargo, mas servirá como conselheiro.

Na reta final, uma liminar concedida pela Justiça a pedido dos advogados de campanha de Chico Rodrigues chegou a impedir a participação dos senadores Ângela Portela (PT) e Telmário Mota (PDT) na propaganda eleitoral de Suely, alegando que o partido dos parlamentares não integra a coligação da pepista. Dias depois, outro juiz derrubou a liminar.

Durante o segundo turno, a candidata pepista prometeu fazer um levantamento para a realização de concursos públicos onde houver falta de funcionários e disse que irá priorizar ações na área da segurança.

Com a vitória de Suely, o PSDB deixa o poder estadual após oito anos.

Quem é Suely Campos

Mãe de quatro filhos e avó de 12 netos, Suely é casada há 41 anos com Campos. Durante os mandatos do marido como governador, em 1997 e 2002, foi secretária do Bem-Estar Social de Roraima.

Ela também foi deputada federal entre 2003 e 2006. Durante o mandato, participou da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Exploração Sexual e votou contra a inclusão do nome de Omar Aziz, na época vice-governador do Amazonas, no relatório final.

O irmão dele, Murad Aziz, era genro de Suely e foi citado em indícios de exploração sexual de adolescentes apuradas pela Comissão. Entre 2009 e 2012, Suely ocupou o cargo de vice-prefeita de Boa Vista.

Suely Campos
Fonte: TSE

Justiça Eleitoral

Em 12 de setembro, o TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu a candidatura do ex-governador Neudo Campos com base na Lei da Ficha Limpa por ele ter sido condenado por peculato (crime contra a administração pública) em segunda instância pelo TRF (Tribunal Regional Federal).

Além disso, ele havia sido condenado em 2010 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por não prestar contas da construção de um anel viário inacabado. O candidato ao cargo de vice-governador, Paulo César Quartiero (DEM), também teve o registro indeferido por compor a chapa de Neudo Campos.

Campos optou por indicar a mulher, Suely, como cabeça da chapa. O recurso apresentado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo candidato a vice ainda está em análise. "O poder dos maus me impediu de ser candidato a governador em uma tremenda injustiça", disse, ao anunciar a mulher como substituta.

Menor PIB do Brasil

Suely Campos vai governar um Estado com cerca de 496 mil habitantes, renda média per capita de R$ 606 e apenas 15 municípios, segundo dados de 2010 do IBGE.

Um dos seus desafios será tentar aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) de Roraima, cuja economia é baseada principalmente na produção de arroz, soja, madeira e couro. Estimado em R$ 6,9 bilhões, o PIB representa apenas 0,17% do total nacional e é o menor entre os Estados brasileiros.

Outro problema será a dívida do governo estadual, uma das que mais aumentou no país em quatro anos. Em 2010, a dívida comprometia 4% da receita do Estado, número que passou agora para 21%. Endividado, o Estado paga prestações cada vez maiores das dívidas e compromete seu orçamento, ficando com poder menor de investimento.

Na área da saúde, Roraima é um dos Estados onde a população mais depende do atendimento público, com apenas 6,6% de seus moradores com acesso a planos privados contra a média nacional de 24,7%. Recentemente, o governo decretou situação de emergência na saúde do Estado dada a superlotação das unidades de saúde.

Na enquete "Esperançômetro", internautas do UOL apontaram atendimento na saúde e segurança pública como as áreas em que esperam melhorias em Roraima. Na enquete "Avalie seu Estado", a corrupção aparece apontada pelos internautas como o maior problema de Roraima, com quase metade dos votos. Na sequência, aparecem saúde e falta de indústrias.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos