Jatene (PSDB) derrota filho de Barbalho e governará o Pará pela 3ª vez

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Jatene, 65, reeleito, já disputou e ganhou o cargo de governador em 2002 e 2010

    Jatene, 65, reeleito, já disputou e ganhou o cargo de governador em 2002 e 2010

O atual governador Simão Jatene (PSDB), 65, comandará pela terceira vez o Pará. Ele foi eleito pela primeira vez em 2002, voltou em 2010 e foi reeleito neste domingo (26). O tucano derrotou Helder Barbalho (PMDB), 35, filho do senador Jader Barbalho, com quem travou uma disputa apertada durante toda a campanha.

Com 100% das urnas apuradas, Jatene obteve 51,9% dos votos válidos contra 48,1% de Barbalho.

Fonte: TSE

Jatene é economista e foi um dos fundadores do PSDB. Chegou a trabalhar, nos anos 1980, como secretário de Estado de Planejamento durante o governo de Jader Barbalho, político de grande influência no Estado. Em 2002, concorreu pela primeira vez para um cargo eletivo por obra do então governador Almir Gabriel (PSDB). Eleito, preferiu não tentar a reeleição ao governo do Estado, em 2006, para que o líder tucano pudesse concorrer.

A coligação vencedora, Juntos com o Povo, reúne 15 partidos: PSDB, PSD, PSB, PP, SD, PRB, PSC, PTB, PPS, PEN, PMN, PTC, PSDC, PT do B e PRP. Ao todo, no primeiro turno, Jatene obteve sete minutos e 22 segundos durante o horário eleitoral gratuito, contra sete minutos e 49 segundos de Barbalho.

Eleições 2014 no Pará
Eleições 2014 no Pará

Oposição 

Jatene enfrentou a oposição ferrenha da família Barbalho, que teve apoio do PT e do governo federal. A presidente Dilma Rousseff fez campanha junto com Helder, e o próprio Lula apareceu diversas vezes no programa eleitoral do peemedebista. 

A família Barbalho influencia os rumos do Estado há mais de 50 anos. Laércio Barbalho, avô de Helder, foi eleito deputado federal pelo PSD, mas acabou cassado pela ditadura em 1964.

Jader foi vereador, deputado estadual, deputado federal, duas vezes governador, ministro e senador. Os Barbalho são donos ainda de oito rádios, quatro retransmissoras de televisão e um jornal.

Até 2012, a família era aliada de Jatene. A posição mudou assim que Helder decidiu concorrer ao governo. O peemedebista assumiu então o slogan da "mudança".

Gestor estadual com a quinta pior avaliação do país (39% de ruim/péssimo em dezembro de 2013, segundo o Ibope), o governador chegou a afirmar, em abril, que deixaria o governo. Depois mudou de ideia e anunciou sua decisão de concorrer ao terceiro mandato.

"Esperava que pudesse surgir algum tipo de liderança e pudesse ser candidato, mas isso não aconteceu", afirmou, ao justificar sua decisão de se manter no pleito.

Pará

Segundo maior Estado do país em área, o Pará tem cerca de 7,6 milhões de habitantes divididos em 144 municípios. O PIB estadual soma R$ 88,4 milhões (segundo os dados do IBGE de 2011), o equivalente a R$ 11,5 mil por pessoa.

O índice de mortalidade infantil no Estado é de 20 por mil nascidos vivos (a média do Brasil é de 16 por mil), e a taxa de analfabetismo é de 11,23% (16º lugar entre os Estados brasileiros). O Pará tem um dos mais altos índices de homicídios do país, 45,9 assassinatos por cem mil, ficando atrás apenas de Alagoas e do Espírito Santo.

Esperançômetro

Segurança pública, saúde e educação entre os principais pontos a melhorar, segundo leitores do UOL, no Esperançômetro (ferramenta de avaliação contínua).

Entre as principais propostas de Jatene, estão a reforma e ampliação das escolas do Estado, a criação de novas escolas técnicas, a contratação de 2.000 policiais militares, a ampliação do número de batalhões no interior e a construção de dois novos hospitais regionais.

Simão Jatene
  • Partido: PSDB
  • Nascimento: 02/04/1949, em Belém (PA)
  • Ocupação: governador
  • Vice: Zequinha Marinho (PSC)
  • Coligação: Juntos com o povo (PSDB / PSD / PSB / PP / SD / PRB / PSC / PTB / PPS / PEN / PMN / PTC / PSDC / PT do B / PRP)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos