Minas, Rio, Nordeste e divisão entre marinistas dão reeleição a Dilma

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 Estados e ampliou a vantagem sobre Aécio em sete

    Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 Estados e ampliou a vantagem sobre Aécio em sete

A presidente Dilma Rousseff (PT) viu a diferença em relação ao candidato do PSDB, senador Aécio Neves, diminuir quase 5 milhões de votos do primeiro para o segundo turno, mas a divisão dos eleitores de Marina Silva (PSB) e as vitórias da petista em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na região Nordeste foram decisivas para garantir a reeleição.

Do primeiro para o segundo turno, Dilma recebeu 11 milhões de votos a mais e chegou a 54,5 milhões, um crescimento de 26%. Aécio obteve 16 milhões de votos a mais e atingiu a marca de 51 milhões, uma alta de 46%. Apesar de conquistar o apoio de Marina, o tucano não conseguiu atrair os 22,2 milhões eleitores da ex-senadora. Parte dos marinistas decidiu votar na presidente neste domingo.

Além disso, mais eleitores se engajaram na disputa presidencial, já que o resultado confirmou a tendência histórica de redução de votos brancos e nulos no segundo turno. Os votos a mais recebidos por Dilma e Aécio superam os 25,8 milhões eleitores de Marina, Luciana Genro (PSOL) e outros candidatos derrotados no primeiro turno.

Fonte: TSE

A vantagem da petista sobre o tucano caiu de 8,3 milhões para 3,5 milhões. Mais da metade dessa diferença foi descontada em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Aécio já havia vencido no Estado no primeiro turno e ampliou sua vantagem em 2,6 milhões de votos no segundo.

No entanto, em Minas, Estado que já foi governado pelo tucano e é o segundo maior colégio eleitoral do país, o senador voltou a perder para a presidente e viu a vantagem da petista aumentar em 135 mil votos.

Em Minas, a votação de Dilma saltou de 4,8 milhões de votos no primeiro turno para 5,9 milhões no segundo, enquanto o tucano pulou de 4,4 milhões para 5,4 milhões.

No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral, Dilma teve 1,5 milhão de votos a mais e chegou a 4,5 milhões de votos. A vantagem sobre Aécio foi de 807 mil, somente 83 mil a mais do que no primeiro turno.

Outro Estado decisivo foi Pernambuco, onde Marina Silva (PSB) havia vencido no primeiro turno, com 2,3 milhões de votos. Dilma pulou de 2,1 milhões para 3,4 milhões, o que lhe garantiu a vitória hoje. Aécio deu um grande salto de 284 mil para 1,5 milhão de votos, mas insuficiente para reduzir a vantagem da petista no Estado.

Dilma 15 x Aécio 12

Arte UOL

Dilma venceu em 15 Estados, mesmo número do 1º turno. Perdeu o RS e conquistou PE. Aécio subiu de 10 para 12 ao tomar o RS de Dilma e ganhar no AC

Clique para ver quem ganhou

Além de Minas, Rio e Pernambuco, a diferença pró-Dilma só cresceu no segundo turno em quatro Estados, todos no Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe. Nas outras 20 unidades da federação, Dilma perdeu terreno ou viu a vantagem de Aécio crescer.

No Nordeste, Dilma venceu com uma vantagem de 12,1 milhões de votos, praticamente igual à do primeiro turno. Por regiões, os resultados se repetiram. A petista ganhou no Norte e no Nordeste, enquanto Aécio ganhou no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.

Assim como no primeiro turno, a presidente venceu em 15 Estados. A diferença em relação à votação de 5 de outubro é que perdeu de virada no Rio Grande do Sul e ganhou em Pernambuco, onde Marina fora vencedora.

Aécio aumentou de 10 para 12 o número de unidades federativas em que venceu: conseguiu virar no Rio Grande do Sul e conquistou o Acre, outro Estado que deu vitória a Marina no primeiro turno.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos