Eleito no RS, Sartori homenageia Simon e diz que "ainda não caiu a ficha"

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

  • Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

    José Ivo Sartori, governador eleito do RS, faz pronunciamento em hotel, em Porto Alegre

    José Ivo Sartori, governador eleito do RS, faz pronunciamento em hotel, em Porto Alegre

O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), fez sua primeira manifestação a vitória. O pronunciamento foi feito no início desta noite em um hotel, em Porto Alegre.

"Ainda não caiu a ficha. A gente tem que olhar diferente para essa realidade, eu nunca tinha visto isso na minha vida", disse.  

Sartori fez uma homenagem ao senador Pedro Simon (PMDB), que perdeu a disputa pela reeleição.

"Caro amigo Simon, quando entrei no MDB, há 40 anos, tinha à minha frente um exemplo, Pedro Jorge Simon. Um ilustre caxiense, vereador eleito em Caxias do Sul em 1959 e até hoje nunca ficou um dia sem mandato. Passados esses anos, o senhor segue sendo minha referência de como se pode fazer política com ética."

Fonte: TSE

Ao lado da candidata derrotada ao governo do Estado Ana Amélia Lemos (PP), Sartori pediu atenção às especulações ao dizer que seu secretariado só será anunciado na segunda quinzena de dezembro: "Essa semana vou me recolher. Vou 'dar um sumiço'. Antes do dia 15 de dezembro não vai ter nenhum nome [para secretários]."

"Se a população nos deu a condição de realizar as mudanças necessárias no Rio Grande do Sul, nós as realizaremos com coragem, sem problemas. Isso tudo terá de ser feito", disse.

"Queremos fazer, sim, um governo simples, honesto e eficiente", completou.

"Quero que seja um governo para todos os setores. Para todas as regiões. Por isso que eu digo que o nosso partido é para todo o Rio Grande do Sul. A única coisa que decidi sozinho foi que não trabalharia sozinho. A primeira coisa que vou fazer vai ser definir a equipe. Mas não espere uma fantasia. Queremos fazer um governo simples, honesto e eficiente." 

Novo governador do RS lembrou morte de Eduardo Campos

"Essa campanha teve momentos de muitas alegrias, mas também enfrentamos enormes adversidades. A maior de todas foi a morte de Eduardo Campos", lembrou, referindo-se à trágica morte do então candidato à Presidência pelo PSB.  

O novo governador contou que recebeu uma ligação do candidato ao PT, o atual governador Tarso Genro, lhe parabenizando pela conquista.

"Há cerca de 40 minutos, recebi uma ligação de Tarso me parabenizando pela eleição. Sou muito grato. Sempre acreditei que adversário não é inimigo.E que a política é para se qualificar, não para destruí-la. Como a gente terá dificuldades pela frente, toda ajuda que for oferecida vamos aceitar de bom grado."

UOL Cursos Online

Todos os cursos