DF: quase 2 milhões de eleitores decidem entre Frejat e Rollemberg

Iolando Lourenço

Da Agência Brasil

Eleições 2014 no Distrito Federal
Eleições 2014 no Distrito Federal

No Distrito Federal, 1.895.697 eleitores decidem neste domingo (26) quem irá governar a capital do país nos próximos quatro anos. A disputa está entre o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o ex-deputado Jofran Frejat (PR). No primeiro turno, Rollemberg conquistou 692.855 votos (45,23%) e Frejat, 428.522 votos (27,97%). Na primeira votação para o governo local, houve abstenção de 221.189 eleitores. Dos votantes, 61.807 votaram em branco e 80.830 anularam o voto.

Seis candidatos se registraram para disputar o governo do DF no primeiro turno. Temendo ter sua candidatura indeferida pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador José Roberto Arruda (PR), que liderava todas as pesquisas de intenção de votos, renunciou à disputa e o então candidato a vice, Jofran Frejat, tornou-se candidato a governador. Para o cargo de vice, Arruda indicou sua mulher Flávia Arruda.

Candidatos à reeleição, pela Coligação Respeito Por Brasília, formada pelo PT, PMDB, PRB, PCdoB, PRP, PPL, PV, PP, PTN, PTdoB, PSC, PROS, PTC, PSL e PEN,  o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), e o vice, Tadeu Filippelli, sequer conseguiram votos para chegar ao segundo turno, ficando em terceiro lugar, com 20,06% dos votos.

Fora da disputa, o PT do DF decidiu, por unanimidade, que não irá apoiar nenhum dos candidatos no segundo turno, ficando na neutralidade. Para a direção petista, as candidaturas Frejat e Rollemberg não estão alinhadas ao projeto nacional do PT.

Na votação em primeiro turno, houve mais votos em branco e nulo na disputa pelo governo local do que na eleição presidencial. Para presidente da República votaram em branco 38.439 eleitores e anularam o voto 61.555 brasilienses. Em 5 de outubro, a candidata Dilma Rousseff (PT) conquistou 23,02% dos votos, Marina Silva (PSB), 35,81% e Aécio Neves (PSDB), 36,1% dos votos válidos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos