Com força dos Gomes, Camilo (PT) desbanca senador e vence no Ceará

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Divulgação

    Camilo Santana é o primeiro candidato do PT a se eleger governador no Ceará

    Camilo Santana é o primeiro candidato do PT a se eleger governador no Ceará

Apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes (Pros), o deputado estadual Camilo Santana (PT), 46, derrotou o senador Eunício Oliveira (PMDB), 62, e foi eleito neste domingo (26) o novo governador do Ceará.

Com 100% das urnas apuradas, Camilo obteve 53,35% dos votos válidos contra 46,65% de Eunício.

Fonte: TSE

No primeiro turno, Camilo havia ficado na frente, com 47,81% dos votos válidos, contra 46,41% do peemedebista. A eleição do segundo turno contou com tropas federais em Fortaleza e mais quatro municípios da região metropolitana por causa do uso político da Polícia Militar na disputa.

Camilo largou atrás na disputa, e as pesquisas sempre apontavam o senador com grande folga na ponta até o fim de agosto. A partir de setembro, Camilo -- até então um desconhecido do grande público -- começou a ganhar corpo na corrida eleitoral e cresceu em intenções de voto. Nas pesquisas do segundo turno, Camilo já aparecia à frente do peemedebista.

É a primeira vez que um candidato do PT é escolhido para o governo cearense.

Racha

A campanha de Camilo isolou antigos aliados, a família Gomes, com  Ciro e Cid Gomes, e o grupo político de Eunício. Em 2012, eles trabalharam juntos pela eleição de Roberto Cláudio (Pros) à prefeitura de Fortaleza. Cid Gomes é governador desde 2007 e seu irmão Ciro comandou o Estado entre 1991 e 1994.

O rompimento entre o grupo ocorreu em abril, e Camilo passou a ser o candidato dos Gomes. A divisão na base aliada fez Dilma vetar a presença dos dois candidatos em ato realizado por ela no Estado em setembro, para evitar uma possível saia justa. No segundo turno, Dilma não foi ao Ceará.

Camilo Santana
  • Partido: PT
  • Nascimento: 3/6/1968, em Crato (CE)
  • Ocupação: deputado
  • Vice: Izolda Cela (Pros)
  • Coligação: Para o Ceará Seguir Mudando (PRB / PP / PDT / PT / PTB / PSL / PRTB / PHS / PMN / PTC / PV / PEN / PPL / PSD / PC do B / PT do B / SD / PROS)

Carreira

Camilo tem uma carreira curta na política e se destacou nos últimos anos como secretário do governo Cid Gomes. Entre 2007 e 2010, foi secretário do Desenvolvimento Agrário. O cargo deu o impulso necessário para o petista ser eleito deputado estadual há quatro anos.

No segundo governo de Cid, assumiu a Secretaria das Cidades e se licenciou do cargo para o qual foi eleito.

O novo governador é formado em engenharia agrônoma e tem mestrado em desenvolvimento e meio ambiente. Começou a vida pública no movimento estudantil. Por duas vezes, concorreu à Prefeitura de Barbalha (CE), mas foi derrotado.

Desafios

O novo governador do Ceará vai enfrentar alguns dos piores indicadores sociais do país. Com 8,7 milhões de habitantes, o Estado tem o terceiro maior índice de homicídios do Brasil, com taxa de 44,6 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência 2014, do Instituto Sangari. A média nacional é de 29 mortes a cada 100 mil habitantes.

Em seu plano de governo registrado no TSE, Camilo disse que vai criar o programa "Em Defesa da Vida", interiorizando o policiamento.

O petista também diz que vai atuar "de forma integrada, com as demais políticas públicas, atuando de forma sistêmica no território, criando nos locais mais vulneráveis ações relacionadas a segurança, saúde, educação, emprego e infraestrutura pública, envolvendo as secretarias de governo".

Já na área de renda e empregos, o governador eleito fala em interiorizar as oportunidades e fazer o Estado crescer de forma "mais equitativa, do ponto de vista geográfico".

Camilo também disse que vai "ampliar e fortalecer as ações articuladas com o governo federal, governos estaduais e governos municipais, visando a consolidação de programas e projetos estratégicos para a economia e o desenvolvimento regional e local".

Segundo a enquete do "Esperançômetro", com internautas do UOL, a segurança pública é o que os eleitores mais esperam que melhore no Estado. Na enquete "Avalie seu Estado", os cearenses também apontaram a segurança pública como o principal problema.

Eleições 2014 no Ceará
Eleições 2014 no Ceará

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos