Rollemberg tem 55% dos votos válidos e Frejat 45%, dizem Ibope e Datafolha

Do UOL, em Brasília

  • Arte UOL

    Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) se enfrentam nas urnas neste domingo

    Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) se enfrentam nas urnas neste domingo

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado (25) mostram que o candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), tem 55% das intenções de voto, considerando apenas os votos válidos. Jofran Frejat (PR) tem 45%. 

No último levantamento do instituto Ibope, divulgado em 13 de outubro, Rollemberg estava na frente com 57% dos votos válidos, contra 43% de Frejat. O Datafolha de 23 de outubro mostrava o pessebista com 57% e o candidato do PR com 43%.

Para calcular os votos válidos o Ibope excluiu a amostra de votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número DF-00090/2014  e ouviu 2002 entrevistados entre os dias 20 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

A pesquisa Datafolha, também encomendada pela Globo, foi registrada sob o número DF-00091/2014   e ouviu 2432 entrevistados entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Frejat era vice na chapa do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que deixou a campanha após ter sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral devido à Lei da Ficha Limpa.

Votos totais

Se considerarmos os votos totais, na pesquisa Datafolha Rollemberg teria 46% das intenções de votos e Frejat, 37%. Brancos e nulos somaram 9% e 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votariam.

A pesquisa Ibope também mostra Rollemberg com 46% e Frejat com 37%. Os que declaram votar branco e nulo são 12% e os entrevistados que não souberam ou não responderam são 5%.

Eleições 2014 no Distrito Federal
Eleições 2014 no Distrito Federal

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos