Ibope: Dilma (PT) tem 53%; Aécio (PSDB), 47%

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 53% das intenções de votos válidos --sem os brancos e os nulos, como a Justiça Eleitoral calcula a votação--, contra 47% de Aécio Neves(PSDB) para as eleições presidenciais deste domingo.

 
Somando-se os brancos e nulos (5% do total), Dilma tem 49% das intenções de voto, contra 43% de Aécio. Dos entrevistados, 3% não souberam ou não responderam.
 
A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 20 e 25 de outubro.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01195/2014.

No último levantamento do Ibope, realizado entre os dias 18 e 23 de outubro, divulgado na última quinta-feira, Dilma aparecia à frente com 54%, contra 46% de Aécio, computando-se os válidos. Na contagem geral, Dilma tinha 49% das intenções de voto, contra 41% de Aécio. Dos entrevistados, 3% não souberam ou não responderam. Outros 7% disseram que votariam em branco ou nulo.

A avaliação do governo não mudou em relação à pesquisa passada, com 45% dos eleitores considerando o governo Dilma como ótimo ou bom. Para 30% é regular e para 23%, ruim ou péssimo. Entre os que não sabem ou não responderam estão 2%.
 
Neste sábado, véspera da votação, Dilma chamou de golpistas as manifestações a favor do seu impeachment caso ela seja reeleita. A declaração foi feita durante entrevista coletiva realizada em Porto Alegre. Uma petição online anuncia ter coletado mais de 650 mil assinaturas pedindo o impeachment da presidente. 
 
"Eu quero aqui manifestar meu repúdio a esse tipo de processo que é um processo golpístico [sic], que não se coaduna com uma situação democrática. Eu quero dizer aqui que eu tenho uma vida inteira que demonstra o meu repúdio à corrupção. Eu não compactuo com a corrupção e quero que provem que eu compactuei com a corrupção", afirmou a presidente.
 
Em Minas Gerais, em sua última entrevista antes da eleição, Aécio Neves disse que o ataque à revista Veja é um ataque à democracia. "Os acontecimentos de ontem e hoje são um atentado contra a democracia e contra a liberdade de expressão, o que, aliás, é uma marca dos nossos adversários."
 
Para o tucano, todos os brasileiros devem receber com repúdio "mais este atentado": "E a melhor forma de repudiá-lo é ir às urnas neste domingo e optar pela mudança." Na noite de sexta-feira, a entrada do prédio da editora Abril, que publica Veja, foi pichada. O protesto foi contra a capa da publicação, que afirma que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sabiam da corrupção na Petrobras.
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos