Única resposta do PT é censura, diz Aécio sobre denúncias de "Veja"

Vinícius Segalla

Do UOL, no Rio

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta sexta-feira (24) que a única resposta do PT às denúncias de corrupção na Petrobras é a "censura". O tucano mencionou a reportagem de capa da edição desta semana da revista "Veja", sobre o mais recente depoimento do doleiro Alberto Yousseff em que ele afirma que tanto a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabiam de todo o esquema de corrupção na Petrobras.

"Essa revelação, de que Dilma e Lula conheciam o esquema de corrupção, é extremamente grave. Sabemos que a delação premiada [instituto processual a que aderiu Alberto Youssef] só garante benefícios ao denunciante se for comprovada suas afirmações. O Supremo Tribunal Federal já homologou as denúncias anteriores de Youssef e caminha para homologar mais esta denúncia", disse Aécio, que informou também que já tomou medidas jurídicas em relação ao tema: "Eu determinei que hoje mesmo o PSDB ingresse na Procuradoria Geral da República, solicitando que essas investigações sejam aprofundadas em virtude da gravidade do tema".

O candidato criticou ainda a postura do PT e da candidatura adversária em relação às novas declarações do doleiro publicadas pela Veja. "O Brasil merece uma resposta. Infelizmente, a única resposta do PT até agora foi a censura, foi uma tentativa jurídica de impedir a distribuição da maior revista do país. Mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou o pedido."

Por fim, Aécio comentou a denúncia, do mesmo doleiro, de que R$ 20 milhões, frutos de desvios e que estavam fora do país, teriam sido repatriados para serem utilizados na campanha de Dima. "Isso é extremamente grave, seria a comprovação de que houve caixa dois na atual campanha eleitoral", finalizou o candidato, que deixou o hotel sem responder a nenhuma pergunta dos jornalistas. O evento ocorreu no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, onde o tucano se prepara para o debate logo mais da TV Globo. 

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos