Violência no Rio

Justiça volta atrás e mantém locais de votação em Bangu, do Rio

Do UOL, no Rio

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) revogou na noite de terça-feira (21) a alteração de cinco locais de votação na favela Vila Aliança, situada em Bangu, na zona oeste da capital fluminense. A transferência das seções havia sido determinada pela juíza da 24ª zona eleitoral, Paula Fernandes Machado de Freitas, na noite de segunda (20). Segundo a magistrada, a decisão objetivava facilitar a logística de segurança.

A Vila Aliança é uma das favelas cariocas cujas bocas de fumo são controladas pela facção TCP (Terceiro Comando Puro). O tráfico de drogas na região é chefiado, segundo a polícia, por Rafael Alves, o "Peixe", foragido da Justiça. O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 20 mil por informações que levem à captura do acusado, o maior valor oferecido pela instituição.

Divulgação/Disque-Denúncia
Peixe seria o chefe do tráfico de drogas da Vila Aliança, em Bangu, na zona oeste do Rio, e ligado à facção criminosa Terceiro Comando Puro

A deliberação do Juízo da 24ª zona eleitoral foi submetida pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez, ao colegiado do tribunal. Por unanimidade, o órgão decidiu invalidar a sentença, pois ela não teria ocorrido dentro do prazo mínimo legal (60 dias antes do pleito).

O corregedor regional eleitoral, ao acompanhar o voto do presidente, destacou que a magistrada está em exercício na 24ª zona eleitoral desde 3 de abril de 2013. "Isso deu-lhe mais de 18 meses para planejar os locais onde instalaria as seções eleitorais", afirmou o desembargador eleitoral Alexandre Mesquita.

Reportagem do jornal "Extra" publicada ontem (21) relaciona a decisão da juíza Paula Fernandes Machado de Freitas à presença de traficantes armados no entorno dos locais de votação. No total, nas cinco escolas públicas cujas seções eleitorais foram transferidas, votariam 29.384 eleitores.

Ainda de acordo com o jornal, a decisão da magistrada levou em conta um vídeo, que circulou pelas redes sociais em março deste ano, antes da Copa do Mundo, com imagens de um jogo de futebol entre duas equipes de traficantes da Vila Aliança.

Vestidos com uniformes da Seleção Brasileira, eles atiram com metralhadoras para o alto durante aproximadamente meio minuto como forma de comemorar de um gol.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos