Ibope: Dilma registra 56% dos votos válidos; Aécio tem 44%, no Rio

Do UOL, no Rio

A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), tem 56% das intenções de votos válidos no Estado do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (20). Entre os eleitores fluminenses, o adversário de Dilma, Aécio Neves (PSDB), conta com 44% das intenções de votos válidos.

Contabilizados os brancos e nulos, que somam 11% do total, Dilma tem 48% das intenções de voto, contra 37% de Aécio. Dos entrevistados, 4% não souberam ou não responderam. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento do instituto divulgado na última quinta-feira (16), Dilma tinha 53% do votos válidos, contra 47% do oponente. Com a inclusão dos votos brancos e nulos, as intenções de voto em Dilma somavam 46%, enquanto Aécio tinha 40%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 46 municípios, entre os dias 15 e 20 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número RJ-00073/2014 e custou R$ 133.933,80.

Datafolha

Pela primeira vez neste segundo turno, Dilma aparece numericamente à frente de Aécio em intenções de voto para a Presidência da República, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20). O levantamento apresenta a candidata à reeleição com 52% ante 48% do tucano, na conta dos votos válidos, isto é, desconsiderando nulos, brancos e indecisos.

A seis dias da eleição, é um empate técnico no limite máximo da margem de erro do levantamento, que é dois pontos para mais ou para menos.

Nas duas rodadas anteriores do Datafolha neste segundo turno, o placar também era de empate técnico, mas sempre com o tucano numericamente à frente: 51% a 49% nas duas ocasiões.

Em votos totais, a pesquisa divulgada hoje indica que Dilma tem 46% (antes era 43%), e Aécio tem 43% (era 45%). Brancos e nulos somam 5% (ante 6% do levantamento anterior). Outros 6% dizem que não sabem em quem votar, mesmo patamar de antes.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos