Ibope: no Rio, Pezão tem 54% dos votos válidos, e Crivella, 46%

Do UOL, no Rio

  • Arte UOL

    O atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), enfrenta o senador Marcelo Crivella (PRB) no 2º turno

    O atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), enfrenta o senador Marcelo Crivella (PRB) no 2º turno

O atual governador e candidato à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), 59, aparece em primeiro lugar no segundo turno da corrida eleitoral do Estado, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (16).

Segundo o levantamento, o primeiro do instituto após o primeiro turno, ele aparece com 54% das intenções de voto, contra 46% do seu adversário, o senador Marcelo Crivella (PRB), 57, na contabilização que considera apenas os votos válidos.

Contabilizados os brancos e nulos, que somam 12% do total, Pezão tem 45% das intenções de voto contra 38% de Crivella. Dos entrevistados, 5% não souberam ou não responderam.

No primeiro turno das eleições, Pezão teve 40,57% dos votos válidos, enquanto Crivella obteve 20,26%, superando de forma surpreendente o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR), que teve 19,73%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre o último sábado (11) e esta quinta-feira. O levantamento, encomendado pela TV Globo, foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo RJ-00070/2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.

Datafolha

Também nesta quinta-feira, foi divulgada a primeira pesquisa Datafolha do segundo turno no Estado. Segundo o levantamento, Pezão teve 12 pontos percentuais a mais do que o rival na proporção de votos válidos e apareceu com 56% contra 44% de Crivella. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos.

A pesquisa detectou uma redução na distância entre os dois em relação ao resultado do primeiro turno. O Datafolha entrevistou 1.493 eleitores em 36 municípios. A pesquisa, encomendada por Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 69/2014.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos