De volta à Câmara como suplente, Mutran se diz magoado com Maluf

Natália Peixoto

Do UOL, em São Paulo

  • Luiz Carlos Murauskas - 01.jan.2004/Folha Imagem

    Wadih Mutran, vereador desde 1983, volta à Câmara após ficar afastado por menos de um ano

    Wadih Mutran, vereador desde 1983, volta à Câmara após ficar afastado por menos de um ano

A renovação dos deputados federais e estaduais de São Paulo trouxe de volta um veterano para a Câmara paulistana: Wadih Mutran (PP), eleito vereador pela primeira vez em 1983, durante a gestão de Mário Covas (PSDB, morto em 2001), volta ao plenário em 2015.

Mutran, 78, irá substituir José Américo (PT), eleito deputado estadual no último dia 5 de outubro. "Se Deus quiser, em março estou de volta, e tenho uma tonelada de projeto para votar", disse.

Com reduto eleitoral na zona norte de São Paulo, na Vila Maria, Mutran é conhecido defensor do malufismo e se orgulha por ser um defensor aguerrido de Celso Pitta (morto em 2009), assim como dos colegas vereadores envolvidos na Máfia dos Fiscais.

"Eu fui o maior defensor do Pitta, e continuo defendendo, porque ele precisa ser julgado. Ele já morreu, mas não teve julgamento", continua defendendo Mutran.

Já sobre o malufismo, Mutran é reticente e mostra mágoa em relação ao líder progressista. Ele reclama de não ser valorizado no partido. "Desde 2011 eu não falo com o [Paulo] Maluf. Eu respeito o malufismo, mas é até humilhante para mim. Eles não me convidam pra nada, nem para ser faxineiro do diretório."

Mutran está fora da Câmara desde março de 2014. Primeiro suplente da coligação PP, PSB e PT, ele iniciou seu 8º mandato na vaga de Eliseu Gabriel (PSB), afastado para assumir a Secretaria do Trabalho de Fernando Haddad. Com o rompimento do PSB e o PT, Gabriel voltou para a Câmara, deixando Mutran pela primeira vez sem mandato, e o pastor Edemilson Chaves virou o único vereador do PP na Casa.

Mutran nunca fez oposição na Câmara, e deve continuar apoiando os projetos de Haddad, como vinha fazendo antes de se afastar. "Eu sou do lado do povo. Eu votei quase tudo a favor do Haddad, porque os projetos dele são a favor do povo", justificou.

Sete cadeiras vão mudar de dono

Além de Américo, outros seis vereadores irão deixar o mandato em 2014. Floriano Pesaro (PSDB) e Goulart (PSD) foram eleitos para a Câmara Federal. Coronel Telhada (PSDB), Coronel Camilo (PSD), Marta Costa (PSD) e Tripoli (PV) foram eleitos para a Assembleia.

Eles serão substituídos por Adolfo Quintas (PSDB), Anibal de Freitas (PSDB), Jonas Camisanova (DEM), Quito Formiga (PR), Salomão (PSDB) e Sidney da Ultrafarma (PV).
O PV, entretanto, não conta com Sidney, dono de uma mega-rede de farmácias com sede em São Paulo, para assumir a vaga de Tripoli. O empresário já disse não quando foi acionado como suplente, e quem assumiu foi Marcos Belizário (PV), que é o mais cotado pela sigla.

Procurado, Sidney não retornou aos pedidos de entrevista da reportagem.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos