Aécio chama Dilma de mentirosa; presidente cita motoristas embriagados

Do UOL, em São Paulo

No terceiro bloco do debate promovido pelo por UOL, SBT e Jovem Pan, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), perguntou ao seu adversário, Aécio Neves (PSDB), o que ele achava da Lei Seca, que pune motoristas que dirigem sob o efeito de álcool. Em 2011, Neves foi parado no Rio de Janeiro e teve a carteira de habilitação apreendida por estar vencida. Na ocasião, ele, que já era senador por Minas Gerais, se negou a fazer o teste do bafômetro. O tucano chamou a petista de "mentirosa".

Dilma fala de Lei Seca e Aécio acusa petista de 'ofender brasileiros'

"Eu tive um episódio sim e reconheci. Parei na Lei Seca, minha carteira estava vencida e inadvertidamente não fiz o exame, me arrependi", disse ele. Irritado, ele pediu a Dilma que o debate fosse sobre coisas sérias. "Vamos falar de como melhorar a saúde e a segurança. A senhora ofende todos os brasileiros", disse ele.

Na ocasião, o carro não foi apreendido porque foi guiado por um condutor habilitado, e Aécio foi liberado em seguida. O candidato do PSDB se disse ofendido com a pergunta. "Mentir e insinuar ofensas como essa não é digno de qualquer cidadão, mas é mais indigno por uma presidente da República. Candidata, a sua campanha é a campanha da mentira."

Dilma disse que acha a Lei Seca importante porque "no Brasil, todos os dias, tem gente morrendo por acidente de trânsito, por motoristas que estão embriagados. Depende dele a vida ou a morte dos nossos jovens", disse ela. "O senhor passou por uma experiência. Ninguém pode dirigir sob efeito de álcool e drogas. A Lei Seca trouxe um bem para o país", completou ela.

Disputa voto a voto

Este é o segundo debate entre Aécio e Dilma no segundo turno das eleições presidenciais. O primeiro foi realizado pela Band, na última terça-feira (14), e foi marcado pela troca de ataques entre os adversários. O próximo será organizado pela TV Record, no domingo (19). O embate derradeiro entre os concorrentes ocorrerá no dia 23, quinta-feira, pela Globo.

Aécio e Dilma estão empatados tecnicamente nas intenções de voto segundo as últimas pesquisas do Datafolha e do Ibope, divulgadas ontem (15). O tucano está com 51% dos votos válidos, contra 49% da petista.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos