Não é bem assim: veja as incorreções dos candidatos no debate Band

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Candidatos fizeram perguntas entre si em todos os blocos do debate

    Candidatos fizeram perguntas entre si em todos os blocos do debate

O debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) realizado na noite da última terça-feira (14) na Band privilegiou o confronto direto entre os presidenciáveis.

Sem perguntas de jornalistas, os participantes travaram um embate em que muitos números e fatos relacionados a administrações recentes do Brasil e de governos estaduais foram citados. Em meio a essas citações, os dois candidatos cometeram deslizes e incorreções em diversas oportunidades. Veja, abaixo, os principais deslizes de Dilma e Aécio no debate.


AÉCIO NEVES

Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

"O MPF [Ministério Público Federal] atestou a regularidade dessa obra [aeroporto de Claudio-MG]"

O tucano se referia ao aeroporto construído durante a sua gestão frente ao governo de Minas Gerais, erguido em terras de sua família, que foram desapropriadas para a construção da obra pública.

Na realidade, o que o MPF fez foi apenas rejeitar a representação criminal proposta pelo PT contra o candidato tucano, mas jamais atestou a regularidade da obra.

Em vez disso, após a reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" de agosto deste ano, sobre a construção do aeroporto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou que o Ministério Público Federal em Minas Gerais investigasse eventuais indícios de improbidade administrativa no planejamento e construção do aeroporto.

"Minas Gerais tem o melhor ensino fundamental do Brasil"

  • 36344

  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/15/na-sua-opiniao-que-candidato-se-saiu-melhor-no-debate-da-band.js

Assim como fez em debate no primeiro turno, o tucano superdimensionou os índices relativos à educação em Minas Gerais.  O ensino fundamental é dividido em dois ciclos: do 1º ao 5º (antiga 4ª série) e do 6º ao 9º ano (antiga 8ª série). Na primeira etapa, Minas Gerais tinha a melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011, ano seguinte à saída de Aécio do governo mineiro. O posto foi alcançado no Ideb de 2009.

No segundo ciclo, porém, Minas Gerais, com nota 4,6, cai para o terceiro lugar, atrás de Santa Catarina (4,9) e São Paulo (4,7). Já no Ideb 2013, quando Aécio não era mais governador do Estado e divulgado este ano, Minas aparece em primeiro lugar com 4,8. É importante lembrar que o primeiro ciclo é oferecido preferencialmente pelas redes municipais, enquanto o segundo fica a cargo dos Estados.

"Vamos falar de Educação. Infelizmente, em todos os rankings internacionais, estamos na lanterna"

O Brasil não está na lanterna de todos os rankings internacionais de educação. De acordo com o ranking da educação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), organismo internacional com sede na França, de um total de 65 países analisados, o Brasil está na 58ª, 55ª e 59ª posições na avaliação, respectivamente, do ensino das disciplinas de matemática, leitura e ciências.
 


DILMA ROUSSEFF

Andre Penner/AP


"´Hoje, no Brasil, é proibido o nepotismo. O senhor tem uma irmã, um tio, três primos e três primas no governo"

Andréa Neves da Cunha, irmã de Aécio Neves, jamais teve cargos em comissão, de confiança ou função gratificada no governo de Minas Gerais durante a administração de Aécio Neves (2003-2010).

A irmã do tucano foi, na realidade, coordenadora do Grupo Técnico de Comunicação Social da Secretaria de Governo de Minas Gerais, desde que o órgão foi criado, em 2003, por meio do decreto estadual 43.245/2003, até a saída de Aécio do governo mineiro.

O órgão que a irmã do pessedebista comandava tem por missão "coordenar, articular e acompanhar a alocação de recursos financeiros aplicados em publicidade na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo estadual".

Apesar disso, para efeito da legislação que rege a Administração Pública brasileira, Andréa nunca fez parte do serviço público mineiro, mas apenas de um grupo consultivo de uma das pastas do Estado.

A reportagem ainda tenta confirmar as informações sobre os outros parentes.

"O meu governo garantiu uma inflação controlada dentro dos limites da meta"

Na realidade, a inflação medida nos últimos 12 meses está acima da meta estabelecida pelo governo federal. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,57% em setembro deste ano, o que representa mais do que o dobro do aumento de agosto, de 0,25%. 

Com esse resultado, a alta acumulada do IPCA nos últimos 12 meses atingiu 6,75%, acima do teto da meta de inflação anunciada pelo Banco Central (BC), que é de 6,5% ao ano. Foi a maior inflação em 12 meses registrada desde outubro de 2011 (6,97%).

"Vocês jamais aplicaram nenhum recurso em qualquer programa social"

A candidata se referia ao período em que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi presidente da República, entre 1995 e 2002. Durante o período, foram criados programas sociais, como o Bolsa Escola e o Vale Gás. 

Confira trechos do debate entre Dilma e Aécio

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos