Na TV, Frejat usa Arruda de cabo eleitoral e ataca Rollemberg

Do UOL, em Brasília

  • Reprodução

    Horário eleitoral gratuito de Jofran Frejat (PR), candidato ao governo do DF, trouxe José Roberto Arruda (PR)

    Horário eleitoral gratuito de Jofran Frejat (PR), candidato ao governo do DF, trouxe José Roberto Arruda (PR)

O ex-governador José Roberto Arruda (PR), que foi barrado pela Lei da Ficha Limpa, abriu a a propaganda eleitoral  do candidato do PR ao governo do Distrito Federal, Jofran Frejat, nesta segunda-feira (13). Frejat disputa o segundo turno das eleições no DF com o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) e chegou em segundo lugar na disputa no primeiro turno com 27,97% dos votos.

"Não podemos correr o risco da inexperiência. Tem candidato que acha que é só sentar na cadeira de governador e resolver tudo. Nos últimos anos, Brasília teve muitos problemas, a insegurança toma conta das ruas, os ônibus estão superlotados, as obras do sistema viário paparam e está engarrafando a cidade. Brasília precisa de quem tem experiência", afirmou Arruda.

Reprodução
Rollemberg (PSB) no horário eleitoral

Arruda foi eleito governador do DF entre 2006. Em 2010, ainda durante o mandato de governador, foi preso com a descoberta de um esquema de corrupção conhecido como mensalão do DEM. Ele foi condenado por improbidade administrativa, ficou inelegível e foi substituído por Frejat quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou sua candidatura ao governo do DF em setembro.

Além de Arruda, Frejat mostrou Flávia, a candidata a vice de sua chapa que é mulher de Arruda. A propaganda destacou programas defendidos pelo ex-governador durante sua administração.

A propaganda eleitoral de Jofran foi focada em ataques a Rollemberg. O candidato do PR dedicou quase cinco minutos dos dez a que tem direito para críticas ao adversário. Para Frejat, Rollemberg é inexperiente e isso pode prejudicar seu desempenho como governador caso seja eleito.

"O caos do governo do DF exige ações rápidas que exigem experiência. Talvez pela falta de experiência o candidato tem repetido promessas que temos feito desde o começo da campanha", declarou Frejat na propaganda.

Frejat também tentou associar Rolllemberg ao governador Agnelo Queiroz (PT), que tem alta rejeição entre os eleitores, e aos ex-governadores Cristovam Buarque (PDT) e Rogério Rosso (PSD) que, segundo Frejat, foram mal avaliados pela população do DF quando administraram a unidade federativa.

"Nunca ninguém me apontou o dedo para me acusar de nada, disso tenho orgulho", disse Frejat, que é aliado de Arruda e da família Roriz, que também tem políticas barrados pela Lei da Ficha Limpa, como Joaquim Roriz e Jaqueline Roriz.

O programa eleitoral de Rollemberg apresentou propostas para educação e para saúde e não citou Frejat. O candidato teve 45,23% dos votos no primeiro turno.

Na estreia do horário eleitoral gratuito do segundo turno, no sábado, Arruda já havia aparecido no programa de Frejat dando uma "entrevista" em que criticava Rollemberg e também o atual governador do DF, Agnelo, que foi candidato derrotado à reeleição. No sábado, Frejat também agradeceu os votos dos eleitores mesmo tendo tido "apenas 20 dias de campanha".

No sábado, Rollemberg também agradeceu os votos dos eleitores e pediu os votos dos brasilienses que escolheram outros candidatos, como Agnelo e Pitiman, no primeiro turno. O senador eleito Reguffe (PDT) também apareceu no horário eleitoral para agradecer os votos recebidos -- ele é da coligação de Rollemberg no DF.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos