Candidatos mais votados no Rio definem apoios no 2º turno para governador

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

  • Arte UOL

    Jair Bolsonaro, Romário e Freixo se dividiram entre o apoio a Pezão e a neutralidade

    Jair Bolsonaro, Romário e Freixo se dividiram entre o apoio a Pezão e a neutralidade

A duas semanas do segundo turno, Romário (PSB), Jair Bolsonaro (PP) e Marcelo Freixo (PSOL), candidatos mais votados no Rio de Janeiro para senador, deputado federal e deputado estadual, respectivamente, anunciaram quem irão apoiar no pleito para governador. Eles se dividiram entre o apoio ao governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão e a neutralidade.

Ao longo da última semana, Pezão obteve o apoio de nove dos dez prefeitos do PT no Estado e de cinco dos seis deputados eleitos pela sigla. No entanto, seu rival, Marcelo Crivella (PRB), foi quem se aliou ao candidato petista derrotado no primeiro turno, Lindberg Farias, e ao presidente do PT-RJ e prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

Dilma, que no primeiro turno no Rio optou por ter quatro palanques e apareceu na campanha ao lado de Garotinho, Pezão, Lindberg e Crivella, ainda não se pronunciou sobre quem apoiará no segundo turno. A divisão do PT no Estado, no entanto, foi estimulada pela Direção Nacional do partido, para evitar problemas no palanque da presidente.

Crivella também anunciou, logo no início da semana, o apoio de Anthony Garotinho (PR), candidato que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno. Garotinho aparecia como favorito nas pesquisas de intenção de voto para concorrer ao segundo turno com o peemedebista.

Com 100% das urnas apuradas, Pezão obteve 40,57% dos votos válidos, Crivella, 20,26% e Garotinho, 19,73%. A diferença entre Crivella e Garotinho foi de menos de 50 mil votos.

Veja quem os candidatos mais votados do RJ apoiam
  • Divulgação
    Romário (PSB)
    Eleito senador com 4,6 milhões de votos, Romário (PSB) declarou apoio a Pezão no domingo (12), tornando-se o primeiro apoio de peso do governador. "Nós conversamos e ele se colocou à disposição de olhar mais diretamente para algumas áreas que, na minha opinião, ainda precisam de mais atenção", disse o ex-jogador que já participou da propaganda eleitoral do candidato nesta segunda. Foto: Divulgação
  • Agência Brasil
    Jair Bolsonaro (PP)
    Reeleito com 464.572 votos, Jair Bolsonaro disse que optou por Pezão, em especial, por causa de seu vice, o senador Francisco Dornelles (PP). "É um contrapeso que pesa. Pezão me ligou, já conversei algumas vezes com ele, vou apoiá-lo. Acredito que fará um governo equilibrado", afirmou. O deputado, no entanto, não pretende participar de palanques com o peemedebista. Foto: Agência Brasil
  • Marlon Falcão/Fotoarena/AE
    Marcelo Freixo (PSOL)
    Deputado estadual mais votado com 350.408 votos, Marcelo Freixo, preferiu não apoiar nenhum dos candidatos na disputada estadual, limitando-se a declarar seu voto na presidente Dilma Rousseff (PT). A assessoria do deputado esclareceu, no entanto, que trata-se de uma abertura de voto e não de um apoio e que Freixo não irá fazer campanha nem subir em nenhum palanque ao lado da presidente. Foto: Marlon Falcão/Fotoarena/AE

Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos