Na Bahia, Dilma diz que tucanos "usaram e abusaram da indústria da seca"

Leandro Prazeres

Do UOL, em Salvador

  • Ichiro Guerra

    Ao lado do atual e do futuro governador da Bahia, Dilma participa de evento

    Ao lado do atual e do futuro governador da Bahia, Dilma participa de evento

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), voltou a atacar o PSDB, partido do seu adversário no segundo turno, Aécio Neves, nesta quinta-feira (9). Em Salvador, em reunião com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da base aliada do governo, Dilma disse que 'eles sempre usaram e abusaram da indústria da seca'.

Salvador é a terceira parada de Dilma no Nordeste deste o início da campanha visando o segundo turno. Acompanhada do governador eleito na Bahia, Rui Costa (PT) e do atual governador Jaques Wagner (PT), Dilma atacou o PSDB.

"Eles nunca tiveram um projeto para essa região [Nordeste]. Nunca olharam pra ela. Deixaram anos e anos a fio sem investimento em infraestrutura. Sempre usaram e abusaram da indústria da seca e não tentaram resolver o problema de fundo que era garantir água", disse a candidata.

Mais cedo, em entrevista a emissoras de rádio da Bahia, Dilma disse que PSDB fomenta uma divisão 'ridícula' entre Sudeste e o Nordeste. A região, onde a presidente obteve seu melhor desempenho no primeiro turno, é a sua prioridade na disputa.

Dilma voltou a criticar o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que conduziu a intuição durante parte do governo de Fernando Henrique Cardoso e indicado por Aécio Neves como seu eventual ministro da Fazenda. 

"Ele [Fraga] não gosta do salário mínimo. Ele acha que, para resolver os problemas do Brasil, eles têm de diminuir o salário mínimo (…) isso é um escândalo. É a típica proposta que fez com que esse país quebrasse três vezes. Quebraram três vezes o Brasil", declarou.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

A presidente voltou a citar as declarações feitas pelo ex-presidente FHC em entrevista ao UOL concedida na última segunda-feira (6) na qual ele disse que o PT havia crescido nos 'grotões' do Brasil e que a maior parte dos votos conquistados pelo partido era de pessoas 'desinformadas'.

"Falam o seguinte: 'Ahh…votaram nesse projeto porque as pessoas que votaram não são qualificadas. São desinformadas. Não sabem o que estão fazendo'. Essa é uma conversa velha", disse Dilma.

Após a reunião com lideranças políticas, Dilma seguiu para a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e de lá, ela deverá embarcar para Aracaju, onde se reúne com políticos e militantes às 15h. A última parada de Dilma no Nordeste nesta semana será em Maceió, ainda na tarde desta quinta-feira (9). 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos