Dilma ignora novas denúncias, mas diz que combate corrupção sem trégua

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

Ao lado do governador eleito de Alagoas, Renan Filho (PMDB), e do senador reeleito Fernando Collor de Mello (PTB), a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quinta-feira (9), em Maceió, que um eventual segundo governo seu terá o combate à corrupção como uma das de suas principais marcas.

Sem citar as novas denúncias do ex-diretor Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, Dilma foi genérica ao falar sobre o tema. "Vamos seguir no combate sem trégua à corrupção, doa a quem doer. Esse governo não varre a corrupção para debaixo do tapete. E o combate a ela tem de ser sem trégua", afirmou.

A presidente participou do evento em um colégio na periferia de Maceió ao com lideranças políticas do Estado e agradeceu, em seu discurso, aos apoios a Collor e Renan Filho no Estado. Em Alagoas, Dilma teve 703.219 votos (49,96% do total válido), contra 25,3% de Marina Silva e 22,11% de Aécio Neves.
Antes de Maceió, Dilma passou, nesta quinta-feira, por Salvador e Aracaju.

Dilma pede "onda"

A presidente aproveitou para pedir que a militância petista vá às ruas conquistar mais votos. "No dia 26, vamos ter a eleição presidencial de 2014 do segundo turno. Queria pedir uma coisa: queria pedir uma onda alagoana. O que é que é essa onda? Que vocês vão para as ruas, falar com as pessoas, convencer as pessoas de que quem quer votar no avanço, vota 13. A onda alagoana é uma onda que explica porquê tem de votar. Essa onda combate a mentira com a informação e a verdade. Aqueles que destilam ódio, [vamos combater] com a esperança", disse.

A presidente também voltou a defender os nordestinos, dizendo que a região é a mais próspera do país. "Foram dizer por aí que o meu voto é de eleitor mal informado. Mal informado é quem não sabe que o Nordeste virou uma potencia; Precisamos fazer da região a mais prósperas", afirmou.

Antes de seu discurso, o governador eleito Renan Filho fez um discurso a favor da presidente. "Estamos em uma eleição em que os bons argumentos, os bons motivos, as boas recomendações estão nesse palanque. Presidente, caminhe pelo Nordeste, confie nesse povo, nessa gente, nesse povo descente, trabalhador, que esperou 500 anos para ter a mesma oportunidade que outros tinham", afirmou.

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Depoimentos à Justiça

Em depoimento prestado à Justiça Federal nessa quarta-feira (8), o doleiro Alberto Youssef afirmou que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa foi empossado no cargo, em 2004, após o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ceder à pressão de "agentes políticos" ligados ao esquema de propina. Yousseff disse também que a corrupção atingiu "o alto escalão" da estatal. 

Em depoimento, Costa disse que um cartel de 10 empresas controla as obras, dentro e forra da Petrobras, no país. 

O Diretório Nacional do PT divulgou nota em que classifica como "caluniosas" as informações prestadas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa à Justiça Federal que afirmou que o partido recebia parte de dinheiro de contratos da estatal. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos